O primeiro ninho de vespas gigantes asiáticas, também conhecidas como ‘vespas assassinas’ encontrado nos Estados Unidos foi destruído com sucesso por cientistas.
O ninho, no estado de Washington, foi localizado a partir de rastreadores e foi sugado de uma árvore com uma mangueira de vácuo.
Leia Mais:
+ Nem cobra, tubarão ou onça: conheça os verdadeiros seres perigosos da natureza
+ Insetos que você pode comer em caso de emergência
As espécies invasoras de insetos uma picada poderosa e podem cuspir veneno. Elas têm como alvo as abelhas, que polinizam as plantações e podem destruir uma colônia em apenas algumas horas.
The rumors are true – our entomologists located the first-ever #AsianGiantHornet nest in the U.S. late yesterday. Press conference at 2 p.m. pic.twitter.com/oXuE6urXff
— WA St Dept of Agr (@WSDAgov) October 23, 2020
O ninho de cerca de 200 insetos foi então descoberto na cidade de Blaine, perto da fronteira com o Canadá.
No sábado, uma equipe de cientistas vestindo roupas de proteção aspirou os insetos da árvore, que agora será cortada para remover quaisquer outros ninhos.
As vespas gigantes asiáticas estão entre as maiores vespas do mundo – as rainhas podem atingir mais de 5 cm de comprimento.
Sua picada venenosa pode penetrar nas roupas de proteção dos humanos, mas o número de pessoas que matam a cada ano é baixo. De acordo com o museu Smithsonian, em Washington DC, há cerca de 40 vítima fatais das vespas por ano na Ásia.
Normalmente, seu habitat natural está em áreas da Ásia, da China ao Japão, mas em 2019 houve vários avistamentos de “vespas assassinas” na América do Norte. Um ninho foi destruído na Ilha de Vancouver, no Canadá, em dezembro do ano passado.
Globalmente, os conservacionistas estão profundamente preocupados com a queda das populações de insetos. As abelhas estão sob ameaça devido à perda de alimentos após a destruição do habitat, pesticidas e doenças.
Quando uma vespa gigante asiática entra em uma colônia de abelhas, ela começa uma “fase de abate” na qual mata abelha após abelha e pode destruir a colônia em poucas horas.