Chinês é primeiro homem cego da Ásia a escalar o Everest

Por Redação

Chinês é primeiro homem cego da Ásia a escalar o Everest
Imagem: Reproduçaõ/Twitter

O chinês Zhang Hong, de 46 anos, chegou ao topo do Monte Everest e tornou-se o primeiro homem cego da Ásia e o terceiro do mundo a escalar a montanha mais alta do planeta Terra.

“Não importa se você tem deficiências ou não, se perdeu a visão ou não tem pernas ou mãos. Isso não importa, contanto que você tenha uma mente forte, você sempre pode completar algo que outras pessoas dizem que você não pode”, disse Zhang à Reuters.

Ele finalizou a escalada de 8.849 metros de altura no Himalaia em 24 de maio, junto a três guias, e voltou ao acampamento base na quinta-feira, 27 de maio, segundo a IstoÉ Dinheiro.

Leia mais

+ Aretha Duarte é a primeira mulher negra brasileira a conquistar o Everest

+ Mortes no Everest: sobe o número na temporada 2021

Zhang nasceu na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, e perdeu a visão aos 21 anos devido a um glaucoma.

A inspiração do chinês foi Erik Weihenmayer, um alpinista americano cego que escalou o Everest no ano de 2001. Zhang então começou a treinar sob a orientação de seu amigo guia de montanha Qiang Zi.

O Nepal reabriu o Monte Everest em abril para estrangeiros, depois que ele foi fechado no ano passado devido à pandemia da Covid-19.

“Eu ainda estava com muito medo, porque não conseguia ver por onde estava andando e não conseguia encontrar meu centro de gravidade, então às vezes eu caía”, disse Zhang. “Mas continuei pensando porque mesmo sendo difícil, tive que enfrentar essas dificuldades, esse é um componente da escalada. Existem dificuldades e perigos e esse é o significado dessa atividade.”