Jigme Pelden Dorji, um tenente do Exército Real do Butão, fez história ao escalar o Monte Everest nesta segunda-feira (20). O jovem de 24 anos é primeiro butanês a alcançar o cume da montanha mais alta do mundo.
+ Mongóis que morreram no Everest haviam conseguido alcançar o cume
+ Avó nada 17 horas em mar infestado de tubarões para estebelecer recorde
+ Lenda do Everest renova recorde! Kami Rita alcança o topo pela 29ª vez
Jigme alcançou o cume do Everest às 9h30 da manhã da segunda-feira. A jornada teve início no dia 16 de maio, no Campo Base. A Pioneer Adventure, organizadora da expedição, publicou uma mensagem nas redes sociais dizendo que o butanês dedicou a conquista “ao meu país, ao nosso monarca e ao nosso espírito duradouro de exploração”.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o Departamento de Turismo, Jigme Pelden Dorji faz parte de uma equipe de expedição de 15 membros, além dos Sherpas, da Pioneer Adventures, liderada pelo montanhista americano David Charles Fathalikhani, informou o Everest Chronicle.
Segundo a mídia butanesa, Jigme foi reconhecido como o melhor cavaleiro cadete no curso de formação da Academia Nacional de Defesa, além de vencer o Prêmio IMA Lt. Satyendra Chaudhary em 2022.
A expectativa é que que a rainha do Butão vá a Katmandu, no Nepal, para receber o montanhista quando ele retornar do Monte Everest.