Os trilheiros que sobem o Vale do Khumbu em direção ao Everest têm se deparado com uma nova estrutura na entrada do Acampamento Base: uma placa de boas-vindas.
A estrutura, que apresenta imagens dos pioneiros Edmund Hillary e Tenzing Norgay, está posicionada sobre a geleira, bem à frente de um grande bloco de pedra coberto de grafite que, por muitos anos, simbolizou a chegada oficial ao Base Camp.
Veja também
+ Henrique Avancini encara uma das mais difíceis subidas do Brasil em busca de recorde histórico
+ Novas regras para escalar o Everest frustram guias: ‘veremos o caos’
+ Garagem cheia de bikes? Veja como diminuir o rebanho
Depois do primeiro post do Everest Today, comentários inundaram as redes sociais, a maioria contra a nova placa. “Aquela pedra icônica sozinha é 1000% melhor do que esta”, escreveu um internauta.
Para muitos trekkeiros, o sinal de chegada — e o icônico ponto para fotos — era aquele antigo bloco de pedra marcando o lugar e a impressionante altitude de 5.364 metros.
Mas neste ano o Município de Pasang Lhamu decidiu substituir a famosa pedra pela placa de boas-vindas.
O guia britânico Kenton Cool foi um dos que postaram uma foto com a nova sinalização. Ele não disse nada, mas jogou a pergunta para os seguidores e os comentários foram negativos.
Muitos viram a mudança como mais um sinal do crescente comercialismo da montanha mais alta do mundo.
This has been put up at Everest Basecamp…..I’d love to know people’s thoughts on this. 🤷♂️#Nepal #Everest @thealpineclub @RGS_IBG pic.twitter.com/ZekXQTGsA4
— Kenton Cool (@KentonCool) March 20, 2024