Primeira qualificatória de BMX para Paris-2024 acontece neste fim de semana

Por Redação

Primeira qualificatória de BMX para Paris 2024 - Go Outside
A australiana Natalya Diehm no BMX freestyle nas Olimpíadas de Tóquio. Foto: Jeff PACHOUD/AFP

A capital espanhola recebe neste fim de semana o Madrid Urban Sports 2022, evento de esportes urbanos que será a primeira qualificatória de ciclismo BMX freestyle para as Olimpíadas de Paris-2024. O campeonato também terá disputas de skate e breaking – novo esporte olímpico que fará sua estreia na França –, mas sem valer pontos para a classificação dos Jogos Olímpicos.

+ Para atrair jovens, Fórmula Kite entra para o programa olímpico de Paris-2024
+ Entenda como serão definidas as vagas olímpicas de mountain bike para Paris-2024

O evento começa nesta sexta-feira (10) e vai até domingo (12) no parque Madríd Río. Além das provas, o Madrid Urban Sports também leva arte e música para o público.

Qualificatória de BMX para Paris-2024

Duas medalhistas olímpicas de BMX freestyle feminino, disciplina que estreou na última edição das Olimpíadas, estão entre as competidoras do evento: a britânica Charlotte Worthington, que foi ouro em Tóquio 2020, e a suíça Nikita Ducarroz, bronze também nos Jogos da capital japonesa.

No pontapé inicial na classificação para as Olimpíadas de Paris-2024, as medalhistas vão enfrentar algumas das melhores pilotas do mundo, incluindo a colombiana Lizsurley Villegas, que recentemente levou o ouro no evento FISE Montpellier na França e é a atual campeã do Madrid Urban Sports.

No masculino, outros dois atletas com medalhas olímpicas estarão presentes: o venezuelano Daniel Dhers, prata em Tóquio, e o britânico Declan Brooks, que ficou com o terceiro lugar.

Skate e breaking

Grande símbolo dos esportes urbanos e da juventude, o skate também fará parte do evento de Madri. Após sua estreia olímpica em Tóquio 2020, o esporte tem vivido uma crescente popularidade.

O peruano Angelo Caro, que competiu no skate street e conseguiu o 5º lugar nos Jogos Olímpicos, vai disputar o Madrid Urban Sports 2022. O colombiano Jhancarlos González, que ficou em 15º em Tóquio, também marcará presença.

+ Início de ciclo Paris-2024 não terá Letícia Bufoni e Kelvin Hoefler na Seleção Brasileira

Outra disputa do evento é o breaking, dança esportiva que será a única modalidade estreante nas Olimpíadas de Paris-2024. O esporte tem suas raízes na cena do breakdance da década de 1970 em Nova York e coloca dançarinos uns contra os outros em batalhas para ver quem tem as melhores habilidades.

O Madrid Urban Sports será uma oportunidade de ver alguns dos grandes talentos do breaking mundial em ação ainda no início do ciclo olímpico. O trio chinês de Taipei B-Boy Lilma, B-Boy Quake e B-boy What 21 vão competir após vitória por equipe no evento FISE Montpellier no início de junho.

Confira a programação completa do Madrid Urban Sports 2022 no site do evento, que será transmitido ao vivo no site oficial das Olimpíadas.

-Publicidade-