Esta é a primeira ciclista do Afeganistão a disputar o Mundial da UCI

Por Velo/Outside USA

ciclista do Afeganistão
Foto: Reprodução/Instagram

Fariba Hashimi se tornou a primeira ciclista do Afeganistão a alcançar o Mundial de Ciclismo feminino da UCI.

+ Doping? UCI quer impedir o uso de monóxido de carbono por ciclistas
+ Pagando para competir: a realidade econômica das mulheres no esporte

Na quinta-feira (12), a Ceratizit-WNT Pro Cycling anunciou que Hashimi, campeã nacional de ciclismo de estrada do Afeganistão, se juntará à equipe em 2025.

“Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas a Fariba à família Ceratizit”, disse Claude Sun, gerente da equipe.

“Quando estávamos analisando ciclistas para a próxima temporada, ela atendia a todos os critérios em termos de potencial, e seu espírito competitivo a torna uma adição excepcional à nossa equipe internacional. Estamos ansiosos para apoiar seu desenvolvimento enquanto ela compete no mais alto nível do esporte.”

Hashimi, de 21 anos, teve uma carreira curta, mas brilhante no ciclismo profissional, desafiando probabilidades incríveis para participar do esporte.

Em 2021, após a tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão, Hashimi e sua irmã Yulduz, também ciclista, foram evacuadas do país com a ajuda da ex-campeã mundial de ciclismo italiana Alessandra Cappellotto.

Na Itália, as irmãs tiveram que aprender uma nova língua e se adaptar a um estilo de vida diferente. No entanto, também puderam treinar sem medo.

Em 2022, Hashimi, então com 19 anos, venceu o campeonato nacional de ciclismo de estrada do Afeganistão, realizado em Aigle, na Suíça, devido à proibição do Talibã sobre esportes femininos no Afeganistão. A vitória lhe rendeu um contrato profissional com a equipe Israel-Premier Tech Roland para 2023.

No ano passado, competindo pela equipe do Centro Mundial de Ciclismo (WCC) da UCI, Hashimi fez história no Tour de l’Ardèche 2024, conquistando uma vitória solo na etapa rainha.

Mais tarde na temporada, ela representou o Afeganistão nas Olimpíadas de Paris.

“Estou muito orgulhosa de Fariba”, disse Cappellotto, presidente do grupo de empoderamento feminino Road to Equality.

“Desde agosto de 2021, quando ajudei ela e outras ciclistas afegãs a virem para a Itália, seu crescimento tem sido constante, e estou feliz que sua carreira possa continuar com a Ceratizit. Acredito realmente que esta é a equipe certa para ajudá-la a realizar seus sonhos no ciclismo.”

“É uma grande oportunidade, e estou muito orgulhosa de correr pela Ceratizit na próxima temporada”, disse Hashimi. “Estou animada não apenas para dar o próximo passo na minha carreira, mas também para representar as mulheres afegãs e meu país como Campeã Nacional no Women’s WorldTour. Mal posso esperar e espero aproveitar cada momento.”