O Concurso Internacional de Fotografia de Montanha de Donostia-San Sebastian divulgou nesta semana os premiados e a lista dos selecionados, com fotos de escalada de tirar o fôlego.
A maioria são fotografias de escaladas, mas há ainda mountain bike, trekking e cavernas. Além de uma descrição das imagens, os fotógrafos contam detalhes como equipamento usado e dificuldades de registrar o momento.
O vencedor foi Marcin Ciepielewski, com a foto de um escalador subindo por uma chaminé em Adrspach, na República Tcheca. Com um jogo de luzes, a imagem retrata o atleta bem no centro de um X.
O segundo lugar ficou com Alex Buisse, com o retrato de Jeff Mercier escalando uma greta profunda no Mar de Gelo, nas encostas do Mont Blanc, na França.
O terceiro prêmio foi do espanhol Alessandro Cantarelli, com uma composição maluca de 18 fotos de longa exposição feitas no topo do monte Paterno, na Itália. Ao fundo estão os Três Picos, famosa montanha na região das Dolomitas.
Nas menções honrosas, Javier Urbón foi selecionado com a fotografia de uma escalada em chaminé numa formação incrível.
Lachan Garnier foi citado com a foto de escaladores na Tasmânia subindo uma via 6a com o mar na base.
O fotógrafo Klaus Fengler também foi mencionado pelo registro da dificílima rota Magic Flute, uma escalada em cascata de gelo, em Vallunga, no norte da Itália.