Prefeitura do Rio quer construir 600 km de ciclovias até 2033

Por Redação

Prefeitura do Rio quer construir 600 km de ciclovias em 10 anos
Foto: Shutterstock

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou nesta quinta-feira (9) o Plano de Expansão Cicloviária (CicloRio) que contempla a criação de novos 600 km de ciclovias na cidade em 10 anos. O objetivo é transformar o Rio na “capital da mobilidade urbana saudável e sustentável”. Atualmente, a cidade já conta com 400 km de ciclovias.

+ Na hora do rush, ciclistas já são maioria no centro de Londres
+ Por que 2023 pode ser o melhor ano para você comprar uma bike

O projeto contempla a criação de corredores que integrem as bikes aos transportes de alta e média capacidade, como trens, barcas e metrô, BRT e VLT e rotas de comércio para atender à demanda dos entregadores. O plano também prevê a recuperação dos mais de 400 km de ciclovias já existentes, assim como a melhora da sinalização e mais segurança.

“Avaliamos o que já foi implementado e fizemos um plano para requalificar e aprimorar as conexões que já existem. Detectamos que a segurança viária é a nossa primeira preocupação. Temos ciclovias que não estão bem marcadas e precisam de manutenção, que ficarão a cargo da Secretaria de Conservação”, disse a secretária de Transportes do Rio, Maína Celidônio.

Para o planejamento deste novo plano de expansão cicloviária, segundo a Prefeitura, foi feita uma ampla avaliação das ciclovias e ciclofaixas da cidade, contando com a colaboração de entregadores, ciclistas e usuários para a construção de um plano ideal para a capital.

+ Salto de 16 para 171 trilhões de plástico no oceano preocupa pesquisadores







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo