Para fazer a prancha, surfista coletou durante um ano 700 copos de espuma da rede de cafeterias Dunkin ‘Donuts

Por Redação

Atualmente, as pranchas são basicamente compostas por três materiais: espuma (feita de poliuretano ou poliestireno), fibra de vidro e resina. Pensando na sustentabilidade e inovação, um surfista norte-americano passou um ano coletando 700 copos de espuma da rede de cafeterias Dunkin ‘Donuts por estradas e latas de lixo, com o objetivo de transformá-los em uma prancha de surf.

De acordo com o Bangor Daily New, Korey Nolan, que mora em Hampton Falls, no estado de New Hampshire, conseguiu o segundo lugar em um concurso internacional de criadores e inventores.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Korey Nolan (@koreytnolan) em

Para conseguir os 700 copinhos de espuma de poliestireno, Korey pediu aos amigos para que guardassem seus copos para ele. O surfista também usou vigas de bambu e uma cola à base de plantas para construir a prancha. Ele utilizou até canudos plásticos do Dunkin ‘Donuts para fazer as barbatanas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Korey Nolan (@koreytnolan) em

Nolan disse que a prancha é mais pesada que a maioria, com 15 quilos, mas que flutua bem.

“É ótima”, disse ele ao Globe. “Uma vez que você está na água, você não saberia que é duas vezes mais pesado que uma prancha padrão do mesmo tamanho.”

E a própria Dunkin’Donuts não poderá fornecer mais copos de espuma para projetos como de Korey. A empresa se comprometeu recentemente a fazer a transição completa de copos de poliestireno para copos de papel até 2020.

“Somos tão dependentes de conveniência dos descartáveis e coisas que levamos e jogamos fora, e não paramos para pensar para onde vai este lixo e os problemas que ele está causando”, disse o surfista.