Ambientalistas estão perplexos depois que autoridade locais e um resort espanhol pulverizaram água sanitária em uma praia na tentativa de proteger as crianças locais de Covid-19, segundo a imprensa espanhola.
Um trecho de 1,2 km de praia na vila de Zahara de los Atunes, na província andaluza de Cádiz, teria sido pulverizado com milhares de litros de água sanitária a 2%. Tratores foram utilizados no sábado, 25 de abril, para espalhar o produto. Autoridades locais alegam que a ação foi feita para proteger as crianças, que vão poder sair pela primeira vez após seis semanas de isolamento em casa.
+ Praia em Sardenha, na Itália, vai exigir que banhistas paguem ingressos
+ Prefeitura pinta pedras em praia espanhola para atrair turistas
O governo regional está agora considerando multar a autoridade local por sua ação. “Reconheço que foi um erro, mas foi feito com a melhor das intenções”, disse Agustín Conejo, funcionário municipal, segundo o jornal El País, de Madri.
Enquanto as autoridades locais pediram desculpas pela medida, ambientalistas e moradores continuam preocupados com os possíveis danos ecológicos causados pelo uso de água sanitária. Isto porque a praia faz parte de uma área de ninho de tarambolas-de-dorso-preto (Charadrius alexandrinus), uma ave costeira protegida pelas regulamentações espanholas da vida selvagem.
“É uma área muito sensível onde a tarambola produz todos os anos”, disse Daniel Sánchez Román, delegado em Cádiz para o Desenvolvimento Sustentável da Diretoria, de acordo com o El País. “É uma aberração ambiental”, acrescentou.
Além disso, o caso também chamou a atenção do Greenpeace Espanha, que twittou: “Pulverizar nas praias com água sanitária no meio da estação de criação de pássaros ou durante o desenvolvimento da rede de invertebrados que apoiará a pesca costeira … não é uma das ideias de Trump. Isso está acontecendo em Zahara de los Atunes”, referenciando a recente sugestão do presidente Trump de que a injeção de desinfetante no corpo poderia ser usada para tratar o Covid-19.
Segundo dados coletados pela Universidade Johns Hopkins, a Espanha atualmente possui 236.899 casos notificados de Covid-19 e sofreu 24.275 mortes. Nesta semana, o país diminuiu lentamente suas medidas de bloqueio, como permitir que crianças menores de 14 anos saiam por uma hora por dia. A Espanha é atualmente o segundo país mais atingido no mundo em relação aos casos confirmados de Covid-19.