Diga adeus a toda essa tensão utilizando a yoga
+ Yoga substitui musculação? Saiba se a prática conta como treino de força
+ 5 razões por que a prática de yoga vai te ajudar na corrida
Seja uma dor no pescoço, ombros tensos ou uma dor nas costas, as maneiras como o estresse se manifesta no corpo são muito reais (e aparentemente infinitas). Embora não seja possível evitar o estresse completamente, praticar yoga é uma forma de oferecer a si mesmo o alívio tão necessário. Com sua ênfase tranquila na respiração e na quietude, a yoga para alívio do estresse pode se tornar o seu novo ritual anti-burnout — especialmente nos dias mais caóticos.
Como a Yoga alivia o estresse?
A prática de yoga ativa o sistema nervoso parassimpático do corpo, que, por sua vez, envia sinais para o corpo e a mente relaxarem. Respirar de forma mais lenta, como você faz no yoga, também é calmante, pois pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminuir a ansiedade e acalmar seus pensamentos.
E não é necessário praticar yoga de forma intensa para sentir os benefícios. Posturas simples podem permitir que você sintonize com seu corpo, alongue e fortaleça seus músculos, libere a tensão e alivie a dor.
A yoga também demonstrou diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo. Isso pode melhorar o sono, a digestão, o sistema imunológico — todos impactados pelo estresse. A prática pode até ajudar a restaurar a dopamina e a serotonina (conhecidos como os hormônios do “bem-estar”) no cérebro. A yoga também estimula o nervo vago — também conhecido como o nervo do bem-estar — que, de acordo com pesquisas, permite que as pessoas transitem mais facilmente de um estado de estresse para um estado relaxado.
Mas o melhor de tudo é que, quanto mais você pratica, mais preparado estará para lidar com o estresse diário e com situações emocional e fisicamente desgastantes conforme elas surgem.
Prática de Yoga de 10 Minutos para Alívio do Estresse
Alguns dias, pode ser tudo o que você consegue fazer para reservar alguns minutos para a prática no seu tapete. Em outros dias, talvez você queira adicionar um toque especial, personalizando o seu espaço para criar uma área serena onde você pode se refugiar sempre que precisar, diz Lisa Jang, professora de yin yoga e treinadora. (Talvez uma vela acesa ou uma playlist relaxante.) Jang recomenda avisar às pessoas ao seu redor que você está buscando alguns minutos de silêncio dedicado para se imergir completamente no seu “tempo para você”.
Então, coloque a plaquinha de “não perturbe”, silencie o telefone e se entregue à prática de yoga para alívio do estresse de Jang.
4 posturas de yoga para aliviar o estresse
1. Postura do Pombo Reclinado
Se você está sentindo tensão muscular na parte inferior do corpo — talvez como resultado de ficar sentado por muito tempo — Jang recomenda uma variação reclinada da Postura do Pombo. “Essa é a minha escolha para os glúteos”, ela diz. “Há algo em como eu posso simplesmente me inclinar um pouco de lado para lado para sentir a tensão se liberar.” Para mais suporte, você pode optar por pressionar o pé da frente contra a parede.
2. Bananasana
Esta postura de yin yoga é a escolha principal de Jang para um alongamento lateral do corpo. “Liberar os músculos intercostais e os oblíquos faz você respirar mais profundamente no seu corpo,” ela explica. Ela opta por praticar a Bananasana com uma faixa; você pode usar um cinto ou toalha, ou até mesmo praticar sem nenhum acessório.
3. Linha na Agulha com Postura da Criança
Se você está se sentindo sobrecarregado por ter ficado curvado sobre o laptop ou o celular o dia todo, esta é uma postura eficaz para incluir na sua prática de alívio do estresse. A Postura da Criança (Balasana) já pode ser uma postura calmante, diz Jang. Adicionar esta variação de braço da Linha na Agulha também permite um alongamento mais profundo nos ombros.
4. Postura da Asa Quebrada
Semelhante à Linha na Agulha, esta postura ajuda a aliviar a tensão nos ombros. Ela também é uma oportunidade de focar na lentidão da respiração e liberar a tensão ao longo de toda a parte superior do corpo. Você pode sentir vontade de sair dessa postura depois de um ou dois ciclos de respiração (e não culpamos você por isso). Fique nela o tempo que for confortável antes de sair.