Por que sentimos mais fome no inverno?

Por Redação

fome no inverno
Imagem: Shutterstock

Você já reparou que sente mais fome no inverno? Nessa temporada é normal ganhar uns quilinhos extras por sentir mais vontade de comer do que em outras estações do ano. Isso acontece devido a algumas mudanças no metabolismo nessa época do ano.

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Para você que tem esta mesma dúvida, hoje vou explicar o que acontece com nosso metabolismo e também dar algumas dicas.

Mas afinal, por que sentimos tanta fome no inverno?

Durante os dias que estão mais frios, o nosso corpo precisa se manter aquecido para garantir que o organismo trabalhe normalmente. E para que isso aconteça – e nos deixar quentinhas –, o corpo acaba gastando mais energia. Resumindo: nós aumentamos nossas necessidades energéticas e isso nos leva a sentir mais fome também.

A maior vontade de comer acontece porque, para produzir calor, nosso corpo esgota mais rápido as reserva de energias estocadas nos músculos e no fígado. Isso desencandeia uma reação hormonal que resulta exatamente em uma maior sensação de fome.

Dica: alguns alimentos possuem efeito térmico maior quando comparados a outros alimentos, como gengibre, pimenta vermelha, chá verde. Eles darão a sensação de aquecimento sem necessariamente acrescentar calorias no seu prato, e de quebra, ainda trazem propriedades funcionais.

E porque ganhamos quilos extras já que gastamos mais energia?

Simples: nós buscamos alimentos calóricos e gordurosos. Eles, por sua vez, demoram mais para serem digeridos e geram uma quantidade maior de calor. Porém, quando o inverno chega, muita gente deixa de praticar exercícios ou diminui muito o ritmo. Ao longo das semanas, isso significa um saldo de calorias armazenadas na forma de gordura corporal.

Algumas dicas pode ajudar a não engordar nesse período:

• Quando optar por bebidas para se esquentar, busque sempre por chás;

• Alimentos quentes como sopas são uma ótima opção, porém sem adicionar queijos ou creme de leite;

• Consumir legumes e verduras cozidos também fora das sopas;

• SEMPRE se manter hidratado;

• Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso;

• Evite ficar longos períodos sem se alimentar, pois essa prática aumenta a percepção de fome;

• Evite comer alimentos gordurosos em excessos, sempre mantendo uma alimentação balanceada

• Mesmo no frio, NÃO deixe de praticar exercícios físicos regularmente.

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