Quatro vezes campeão e ex-recordista da UTMB, o espanhol Kilian Jornet é uma das lendas de Chamonix, mas parece que os tempos de amizade agora fazem parte do passado.
Ao lado do norte-americano Zack Miller, Kilian assina um e-mail no qual pede aos melhores trail runners do mundo que não participem da Ultra-Trail du Mont-Blanc neste ano.
Veja também
+ Kilian Jornet conquista 177 picos em oito dias nos Pireneus
+ A maioria dos suplementos não funciona, mas essa nem é a pior parte
+ “A Sociedade da Neve”: onde fica o local exato do trágico acidente nos Andes
O texto foi vazado primeiramente pelo site Lets Run através de uma postagem feita pelo treinador Martin Cox em sua conta no Instagram.
Os motivos pelos quais duas das maiores figuras do trail running mundial pedem um boicote à elite do UTMB ainda não estão completamente claros.
O e-mail menciona que há uma série de coisas que poderiam ser apontadas, mas a “essência” é que não estão administrando o evento de uma maneira que leve em consideração o melhor interesse para o esporte e sua comunidade.
Leia abaixo o e-mail na íntegra
“Ei, aqui é Kilian Jornet e Zach Miller. Se você está recebendo isso, é porque você é um dos melhores atletas do nosso esporte. Queríamos começar com estes poucos escolhidos para que nossos esforços possam ser um pouco mais focalizados e não tão avassaladores. Dito isso, por que tudo isso?
Bem, estamos escrevendo para ver se você estaria interessado em se comprometer a competir em uma corrida que não seja a UTMB este ano (2024). Embora saibamos que muitos de vocês possam ter fortes vínculos com a UTMB (metas pessoais, incentivos de patrocinadores, metas profissionais, etc.), pedimos que nos ouçam sobre o que temos a dizer aqui. Primeiramente, queremos reconhecer que a UTMB é uma grande corrida, embora tenha havido muito drama recentemente, ainda sentimos que a corrida e a organização fizeram muito bem para o esporte do ultrarunning.
Graças à UTMB, agora temos um evento semelhante a um campeonato mundial que atrai muitos dos melhores corredores deste esporte, assim como patrocinadores, mídia e fãs de todo o mundo. Realmente tornou-se o grande evento do ano e realmente ajudou a colocar nosso esporte no mapa. Ter um evento como este criou muitas oportunidades para pessoas como nós, pois gera muito dinheiro e atenção para o esporte. Acreditamos que isso é algo bom.
No entanto, embora seja bom para o esporte crescer e se desenvolver dessa forma, também é importante que o crescimento ocorra de maneira positiva e saudável. Infelizmente, a direção atual que a UTMB, a UTMB Group e a Ironman tomaram nos causou preocupação. Há uma série de coisas que poderíamos apontar que nos preocupam, mas a essência é que sentimos que não estão administrando seus eventos de uma maneira que leve em consideração o melhor interesse do esporte e de sua comunidade.
Entendemos que o espaço das corridas é um negócio e concordamos que a organização ganhe dinheiro. No entanto, acreditamos que há uma maneira de fazer isso sem tratar mal as pessoas e sem atropelar quem quer que esteja em seu caminho. Em poucas palavras, queremos que gerenciem bem o seu negócio. Queremos que sejam considerados. Queremos que não apenas perguntem “o que podemos fazer para nos beneficiar?”, mas também “o que podemos fazer para melhorar o esporte do trail running como um todo?”.
Infelizmente, sentimos que não têm feito um bom trabalho com isso. E embora fosse bom poder sentar e conversar com eles para que possamos corrigir o curso e voltar aos trilhos, tememos que na realidade não façam nenhuma mudança a menos que se sintam pressionados a fazê-lo. Felizmente, como atletas de elite, temos voz.
Talvez a melhor maneira de comunicar nosso descontentamento e aplicar alguma pressão seja unir-nos e todos participarmos de uma corrida diferente. A ausência dos quinze melhores corredores masculinos e femininos na linha de partida da UTMB diria tudo. Isso comunicaria que não estamos satisfeitos e os pressionaria a fazer algumas mudanças.
Então, gostaríamos de ouvir sua opinião. Já identificamos uma possível corrida para a qual poderíamos ir em vez da UTMB, mas antes de entrarmos nisso, nos diga o que você pensa. Você tem preocupações iguais ou semelhantes? Está interessado em competir em uma corrida alternativa? Deixe-nos saber para que possamos continuar o diálogo e discutir quais poderiam ser os próximos passos. E tenha em mente que isso não pretende ser algo malicioso e cheio de ódio em relação à UTMB. A ideia aqui é encontrar uma maneira de exercer certa pressão sobre a organização UTMB/Ironman para que possamos alcançar uma mudança positiva. Seria fantástico se algum dia pudéssemos ir à UTMB e sentir que o que estão fazendo é melhorar o esporte, não piorá-lo.
Muito obrigado,
Kilian Jornet e Zach Miller.”