Primeiro é bom deixar claro que nem todos os ciclistas usam luvas. Mesmo no mountain bike, há os que não usam luvas. Mas claro que há boas razões para ciclistas usarem luvas – no verão e no inverno.
Há os que preferem as de “meio-dedo”. Mas ainda há aqueles que gostam de sentir as mãos direto no guidão e nos manetes, e não importa a época do ano. O tecido extra parece atrapalhar a pilotagem desses.
Veja também
+ 10 viagens dos sonhos para fazer de bicicleta em 2023
+ Sapatilha de ciclismo usada por Van der Poel chega ao Brasil
+ Exclusiva Bob Burnquist: “As plantas salvam a minha vida. O futuro é plant based”
Proteger do frio, manter a aderência no guidão e até como prevenção de lesões no nervo são alguns dos motivos que fazem alguns ciclistas usarem luvas. Saiba mais abaixo:
Protegem do frio
A razão mais óbvia por que ciclistas usam luvas é para se proteger do frio, claro. Mãos frias e dedos congelantes não combinam com habilidade e rapidez de ação, de modo que, além de ser desconfortável, isso pode atrapalhar a pilotagem. Lembrando que luvas finas de neoprene ajudam a manter a sensibilidade das mão e dos dedos no guidão e nos passadores.
Mantém a sensibilidade
Além da sensibilidade contra o frio, as luvas evitam a compressão do nervo ulnar – o que causa formigamento e dormência na mão (principalmente no polegar). E, uma vez instalada a dor, ela pode se tornar uma lesão chata de se livrar. O acolchoado das luvas ajudam a amortecer e as vibrações das estradas que podem causar uma Neuropatia Ulnar.
Melhora a aderência
A maioria das luvas vêm com um tipo de antiderrapante na palma das mãos que ajudam a manter a pegada no guidão – principalmente na chuva.
Caiu? Melhor estar de luvas
Não é preciso dizer que o ciclismo é um esporte de risco, e que, portanto, nunca é demais uma proteção extra. Caso você tenha a infelicidade de tomar uma queda e tiver que usar as mãos para amenizar o impacto contra o chão, as luvas certamente serão um equipamento de segurança nessa hora.
Tecido atoalhado é útil
Muitos modelos vêm com um tecido atoalhado na parte externa do polegar, e isso é ótimo para limpar o suor da testa que escorre aos olhos – mesmo que a maioria dos ciclistas vai usar este recurso para limpar o nariz.