Por que centenas de “aranhas” cercaram a barraca deste mochileiro no Alaska?

Por Redação

alaska
Cena digna de Halloween gravada no último mês em parque nacional do Alaska. Foto: Reprodução / Facebook / National Park Service.

Um vídeo de criaturas assustadoras se agrupando na barraca de um mochileiro no Parque Nacional de Lake Clark, no Alaska, fez com que algumas pessoas jurassem nunca pisar os pés por lá. Mas olhe um pouco mais de perto e você pode ganhar uma nova admiração pela natureza selvagem do local.

Se criaturas com oito pernas fazem sua pele arrepiar, o vídeo que o perfil do Parque Nacional postou em sua página do Facebook no Halloween provavelmente parece um pesadelo se tornando realidade.

No vídeo de 45 segundos gravado em outubro, um backpacker silencioso ilumina o interior de sua barraca. Através do tecido translúcido, é possível ver centenas de criaturas semelhantes a aranhas rastejando do lado de fora e se reunindo em enormes aglomerados.

Veja também
+ Os principais destinos para mulheres que viajam sozinhas, de acordo com o Airbnb
+ Tarântula causa acidente de trânsito no Vale da Morte, Califórnia
+ Como começar a correr mudou minha maneira de viajar

Nos comentários, os seguidores do Parque debateram o que fariam se acordassem com uma surpresa semelhante à meia-noite; as respostas incluíam “morrer de um ataque cardíaco”, “jogar a barraca fora” e a sempre popular “queimá-la”. Mas antes de sair botando fogo em tudo é preciso esclarecer algumas questões antes.

Em primeiro lugar: estes animais não são aranhas. Também conhecidos como opiliões, eles fazem parte de um grupo de aracnídeos chamados Opiliones, que são relacionados, mas distintos de seus parentes mais conhecidos de oito patas, como aranhas e escorpiões. Os opiliões possuem um segmento corporal, ao contrário das duas partes das aranhas, e possuem dois olhos, enquanto a maioria das aranhas tem oito.

Eles se alimentam principalmente de matéria vegetal e animal em decomposição, e não têm nem veneno nem presas.

Mas se eles não estão esperando pular em um mochileiro nem devorá-lo vivo, o que fazem essas criaturas assustadoras de muitas pernas em cima da barraca? Mesmo os pesquisadores experientes não possuem uma resposta definitiva, mas têm algumas boas suposições. Uma das principais é que eles estão tentando ficar confortáveis.

Os opiliões preferem ambientes úmidos, e se agrupar poderia permitir que eles criem um microclima confortável. Isso explicaria em grande parte por que os opiliões tendem a se aglomerar no outono do Alasca, quando a umidade diminui. Outras explicações possíveis incluem que eles estão se agrupando para se proteger de predadores ou para ajudá-los a encontrar parceiros.

Com informações de Backpacker