Por coronavírus, Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Por Redação

coreia do norte
Imagem Shutterstock

Nesta terça-feira (6), a Coreia do Norte anunciou oficialmente que não irá participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O ministro do Esporte norte-coreano, Kim Il-Guk, informou que a decisão havia sido tomada já em março, para proteger os atletas do coronavírus.

O Comitê Olímpico Nacional do Norte decidiu em uma reunião de 25 de março que sua delegação se retiraria das Olimpíadas “para proteger nossos atletas da crise de saúde global causada pela infecção por vírus malicioso”, de acordo com Sports in the Democratic People’s Republic of Korea, a site administrado pelo governo.

Leia também

+ Confira as novas datas para os Jogos Olímpicos confirmadas para 2021

+ Japão proíbe a entrada de turistas estrangeiros para Olimpíadas de Tóquio

Previstos para ocorrer entre julho e agosto de 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados em um ano, e a cerimônia de abertura está prevista para 23 de julho. Adiar os Jogos foi inevitável, diante das ameaças de diversos países de não participar caso esta medida não fosse tomada, por causa da pandemia.

Um ano depois, ainda sem expectativas no horizonte que o vírus seja controlado, o COI e o governo japonês decidiram realizar as Olimpíadas de qualquer jeito. A adaptação mais significativa será a proibição da entrada de turistas de fora do Japão. Para o público residente no Japão, será possível assistir aos eventos.

Isso não significa que o Japão esteja tranquilo com a situação. Variantes do coronavírus uma quarta onda da pandemia são possibilidades reais que podem ser agravadas com a realização dos Jogos Olímpicos. A situação é pior em Osaka, onde as infecções atingiram recordes novos na semana passada. Para tentar conter os danos, a região terá um lockdown de um mês a partir desta segunda-feira. Foram cancelados inclusive eventos do revezamento da tocha olímpica.

A retirada da Coreia do Sul surpreende, já que, na semana passada, o país afirma ter enviado ao COI uma proposta para sediar as Olimpíadas de 2032 em conjunto com a capital norte-coreana Pyongyang. A Austrália é a favorita a receber os Jogos em 2032.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a Coreia do Norte levou uma delegação com 31 atletas e conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. A primeira participação do país na competição ocorreu em 1972, em Munique.