Ponte de 55 quilômetros liga Hong Kong à China continental 

A ponte e o túnel de 55 quilômetros que ligam Hong Kong a Macau, cidade chinesa de Zhuhai, na China continental, vai abrir amanhã (23).

A estrutura, que custou 20 bilhões de dólares, marca a conclusão da maior ponte de travessia marítima já construída, nove anos após o início das obras.

De ponta a ponta, incluindo suas duas estradas de ligação, a ponte tem cerca de 20 vezes a extensão da Golden Gate Bridge de São Francisco.

A Ponte de Hong Kong-Zhuhai foi originalmente inaugurada em 2016, mas repetidos atrasos empurraram isso para este ano. Ela é uma elemento chave do plano da China para uma Grande Área da Baía cobrindo 56.500 quilômetros quadrados (21.800 milhas quadradas) no sul da China, e abrangendo 11 cidades, incluindo Hong Kong e Macau, que abrigam 68 milhões de pessoas.

O secretário de transportes de Hong Kong, Frank Chan, disse na sexta-feira que a ponte reduzirá o tempo de viagem entre as cidades de três horas para 30 minutos, o que, segundo eles, permitirá que passageiros e turistas se movimentem facilmente pela região.

A estrutura foi projetada para resistir a terremotos, tufões sazonais que cortam a região e ataques acidentais a navios.