Pontapé inicial

Para prevenir lesões, você precisa de pés fortes. Estes exercícios vão te ajudar

Por Frank Bures

QUANDO O TREINADOR de corrida norte-americano Eric Orton recebeu um email de um cara chamado Christopher McDougall, em 2005, não tinha ideia de que aquilo iria acabar em um livro que iniciou uma revolução. Mesmo quando Nascido para Correr (R$ 43; editora Globo) foi lançado, em 2009, alavancando a moda da corrida descalça, Eric balançava a cabeça em silêncio. Para ele, todo mundo entendeu errado: o que importava não eram os tênis, mas o que estava dentro deles. Se seus pés estão enfraquecidos, Eric acredita, você terá lesões. Se estão fortes, não.

Novas pesquisas confirmam a teoria de Eric. Um estudo de 2014 revelou que, ao fortalecer os pés, atletas também melhoraram o desempenho no salto com uma perna só, no salto vertical e seus tempos nas 50 jardas (45,72 metros). Em 2014, no British Journal of Sports Medicine, pesquisadores propuseram um novo paradigma: a região do core do pé, que engloba músculos como o abdutor do hálux, o flexor digitorum brevis e outros que costumam ser “completamente ignorados pelos médicos”.

Eric ainda trabalha como treinador e fundou recentemente a Mountain Running Academy, na cidade de Jackson, em Wyoming (EUA). A seguir cinco exercícios do livro dele, The Cool Impossible (US$16, da Penguin Random House; ainda sem versão no Brasil) para te ajudar a correr sem lesões.

Agachamento Pistol (unilateral)
Usando bastões para se equilibrar, fique em uma perna só sobre um disco de estabilidade. Estenda a outra perna à frente e agache, como se fosse sentar em uma cadeira. Faça três séries de 25 movimentos com cada perna.

1215_017

Equilíbrio na plataforma inclinada
Fique em pé com o antepé direito sobre uma plataforma inclinada. Com a inclinação voltada para a esquerda, permaneça dois minutos assim com cada pé. Repita com a inclinação para a direita e, depois, para a frente, por dois minutos de cada vez. Achou tranquilo? Então faça sem bastões.

1215_019

Elevações de perna na plataforma inclinada
Fique em pé com o antepé esquerdo sobre uma plataforma inclinada, com a inclinação virada para a direita. Eleve a perna direita ao lado do corpo. Repita com a inclinação para a esquerda. Com a inclinação para a frente, eleve o joelho flexionado-o em direção ao peito. Faça 25 repetições com cada perna.1215_016_SM

Rotações de quadril
Com o antepé esquerdo sobre um disco de estabilidade, eleve o joelho direito em direção ao peito. Gire o quadril direito a 90 graus para cada lado, mantendo o joelho o mais alto possível. Faça três séries de 15 rotações com cada lado do quadril.1215_018 Afundo na bola
Com o pé esquerdo no chão e a perna direita sobre uma bola de exercícios, role a bola para trás e agache com a perna esquerda. Faça três séries de 25 movimentos com cada perna. Se quiser deixar tudo mais difícil, deixe a perna da frente em uma plataforma inclinada. Mais difícil ainda: perna da frente em um disco de estabilidade.

1215_020

-Publicidade-