EUA: Polícia descobre ligação entre homem resgatado de montanha em 1982 e dois assassinatos

Por Redação

EUA: Polícia descobre ligação de homem resgatado de montanha em 1982 com dois assassinatos
Imagem: Emmanuél Appiah/Unsplash

Investigadores do estado norte-americano do Colorado relacionaram o resgate de um motorista em uma montanha congelada em 1982 aos assassinatos de duas jovens que aconteceram no mesmo dia — um dos casos arquivados mais conhecidos e duradouros do estado, de acordo com o The Guardian.

Alan Phillips, de 70 anos, foi preso em março pelos assassinatos de Annette Schnee e Barbara Jo Oberholtzer, que tinham 21 e 29 anos na época, respectivamente. Ambas desapareceram enquanto pediam carona separadamente perto da estação de esqui de Breckenridge, onde elas trabalhavam.

Após quatro décadas de progresso nos testes de DNA, os detetives fizeram a ligação de Phillips às amostras encontradas nos locais dos assassinatos, por meio de genealogia genética.

Leia mais

+ Esposa do homem que morreu fazendo base jump no Rio fala sobre acidente

+ Jogadora de futebol de 21 anos morre afogada em Parque Estadual

Na noite dos crimes, Phillips, que tinha então 30 anos, pediu socorro piscando uma mensagem SOS com os faróis de seu caminhão quando ficou preso na Guanella Pass, uma passagem congelada da montanha. Ele foi localizado por um xerife que estava em um avião voando pela área. O piloto da aeronave retransmitiu a mensagem a autoridades da região e o homem foi resgatado.

O corpo de Barbara foi encontrado por sua família um dia depois do crime no meio da neve a cerca de 15 km ao sul de Breckenridge e a 30 km de onde alguns de seus pertences foram encontrados, de acordo com o escritório de investigação do Colorado (CBI). Já o corpo de Annette Schnee só foi localizado seis meses depois. O CBI disse que ela foi encontrada com o rosto para baixo em um riacho com um tiro nas costas.

Os assassinatos na montanha

Segundo o The Guardian, os detetives agora alegam que Phillips sequestrou, agrediu e assassinou as duas mulheres no dia 6 de janeiro de 1982, data em que foi resgatado. Ele foi preso em Dumont, Colorado, a 32 km de Guanella Pass, e deve comparecer pela primeira vez ao tribunal em setembro.

Phillips é um mecânico e tem três filhos.

Dave Montoya, então chefe dos bombeiros que resgatou Phillips em 1982, disse que notou um hematoma grande e recente no rosto do homem naquela noite. O mecânico então alegou ter se machucado quando saiu de seu caminhão para urinar e bateu no automóvel sem enxergar direito ao retornar.

Os detetives acreditam que Phillips atirou em ambas as mulheres e despejou seus corpos antes de tentar dirigir pela montanha quando a temperatura caiu para -29ºC.

Após a prisão de Phillips em março, a mãe de Annette, uma das vítimas, disse ao Canal 7 de Denver que sua família suportou “39 anos de inferno”. “Achei que não haveria conclusão. Achei que talvez eu iria embora antes de encerrar este caso”, disse ela. “Agora estou pronta para ir quando chegar a minha hora.”