Sem dúvida, a pasta de amendoim é um dos alimentos mais queridinhos atualmente. Você pode espalhá-la no pão, adicioná-la a shakes, misturar com uma colher de aveia ou até consumi-la pura. No entanto, quando se trata de armazenar essa comida mágica (quando você não tiver vontade de comer o pote inteiro de uma só vez, é claro) é aí que as coisas ficam um pouco controversas. Algumas pessoas guardam a pasta de amendoim na geladeira, enquanto outras apostam no armário.
Muita gente prefere alimentos na temperatura ambiente. Mas será a escolha certa em termos de segurança, sabor e textura ou se é melhor colocar a pasta de amendoim na geladeira, principalmente no calor?
Leia também:
+ Como comer pasta de amendoim: dicas de nutricionista
+ Vontade de doce: veja 4 opções de receitas saudáveis
Afinal, é preciso colocar a pasta de amendoim na geladeira?
Se você conseguir manter a pasta de amendoim em um local fresco e escuro, não precisará refrigerar. Em ambientes de clima frio e mais seco, leva de três a quatro semanas para o óleo de alimento ficar ruim. Ou seja, se você consegue consumir um pote em menos de um mês, não há necessidade de refrigerá-lo. Mas se estiver muito calor ou você demorar muito para consumir a pasta de amendoim, a geladeira não é uma má ideia.
Uma ressalva: se você encontrou sua pasta de amendoim na seção refrigerada da loja (o que é improvável, mas pode acontecer), guarde-a na geladeira quando chegar em casa. Por fim, verifique o rótulo do produto que comprar. Se for necessário colocar a pasta de amendoim na geladeira, estará escrito “refrigere após abrir” em algum lugar.
E se for feita em casa?
Pode ser uma boa ideia refrigerar a o alimento natural, mas certamente não é necessário. A questão é: a pasta de amendoim natural é apenas amendoim, sem ingredientes processados . O que é ótimo, mas também significa que o óleo tende a se separar dos grãos moídos. Se você refrigerar, ajudará a manter os sólidos e os óleos juntos.
Outra vantagem da geladeira: os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos depois de algumas semanas. Principalmente se você estiver em um clima quente. Por isso, um ambiente fresco pode ajudar a impedir esse resultado.
Pasta de amendoim vence?
Ok, agora que você sabe que o óleo pode “ficar ruim” depois de algumas semanas, provavelmente está se perguntando o que isso significa exatamente. Os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos. Além disso, o produto que não contém conservantes tem um risco maior de desenvolver mofo. Não importa a data, se você notar mofo, jogue o pote fora o mais rápido possível. E se cheira mal, compre um novo.
Caso contrário, siga estas diretrizes:
Pasta de amendoim natural: se for guardar no armário, coma em menos de um mês. Se for armazenar na geladeira, ela pode durar vários meses.
Pasta de amendoim com conservantes: se armazenada no armário, permanece boa de dois a três meses. Na geladeira, pode durar até nove.
Frascos fechados: seguem a data de validade no rótulo.
Se você decidir colocar a sua pasta de amendoim na geladeira, poderá achar difícil tirá-la do pote e espalhá-la no pão. Pegue a porção que você deseja e deixe descansar em temperatura ambiente para amolecer um pouco antes de servir, ou até alguns segundos no microondas. Fica até mais gostoso!