Os pilotos de planador (aeronave sem motor) poloneses Sebastian Kawa e Sebastian Lampart sobrevoaram o K2, a segunda montanha mais alta do mundo 8.611m, no Paquistão, neste domingo (21). A dupla decolou da cidade de Skardu e sobrevoou também o Masherbrum (7.821m). Essa foi a primeira vez que uma aeronave do tipo voou acima do K2, considerada a montanha mais perigosa do mundo. As informações são do Exploresweb.
+ Novo filme da Netflix traz a trajetória inspiradora de Lhakpa Sherpa, pioneira do Everest
Os pilotos voaram em um planador Schleicher ASH 25 de dois lugares, equipado com oxigênio e um pequeno motor de emergência que não precisou ser usado. Um carro os puxou com uma corda até que estivessem no ar, de acordo com o veículo polonês Wspinanie.pl.
A aeronave foi transportada em um trailer desde a Polônia até o Paquistão, atravessando diversos países da Ásia. Na foto abaixo, o planador passava pelo Irã:
Ver essa foto no Instagram
Além dos obstáculos de distância e alta altitude, sobrevoar o K2 de planador precisou de tempo de planejando e muito esforço para obter as permissões necessárias, já que voos de todos os tipos são fortemente restritos no Paquistão.
Com o feito, Sebastian Kawa e Sebastian Lampart esperam que seu feito promova o voo de planador no país.
Ver essa foto no Instagram