“Pirata de El Capitan”: lendário escalador de Yosemite morre em acidente nos EUA

Por Redação

escalador yosemite
Uma selfie de Ammon McNeely, o "Pirata de El Cap". Foto: Reprodução / Climbing.

Um dos escaladores mais notórios de Yosemite, Ammon McNeely faleceu no último sábado (18), aos 52 anos, em um acidente nos arredores de Moab, em Utah (EUA).

Os detalhes da morte ainda são desconhecidos, mas, de acordo com fontes locais, McNeely teria caído de um penhasco em uma fatalidade não relacionada à escalada.

Veja também
+ Institutos arrecadam doações para vítimas das chuvas no litoral norte de SP
+ Esquiador é arrastado por avalanche e filma cena; assista
+ Strava agora disponibiliza fotos em rotas recomendadas

Durante seu tempo em Yosemite, McNeely fez jus à fama de o “Pirata de El Cap”, escalando mais de 60 rotas diferentes em El Capitan. Ele também era especialista em escalada de velocidade em big walls e um destemido base jumper.

Em setembro de 2017, McNeely ficou gravemente ferido ao atingir uma parede durante um salto em Moab. Devido à gravidade dos ferimentos, ele precisou ter a perna direita amputada abaixo do joelho.

“McNeely foi uma força motriz para os alpinistas em Yosemite por muitos anos”, declarou o fotógrafo local Tom Evans ao site Gripped. “Ele era um personagem único, respeitado por todos os alpinistas de Yosemite e de todo o mundo. Ele fará falta e será lembrado no Vale. Condolências aos amigos e familiares.”

A lista de escaladas de velocidade do El Capitan de McNeely é longa e impressionante. Ele fez as primeiras subidas de um dia de várias rotas, incluindo Never Never Land com Chris McNamara em 2004, Atlantic Ocean Wall com Brian McCray em 2004 e Wall of Early Morning Light com McCray em 2004.

Em 2006, McNeely, Dean Potter e Ivo Ninov escalaram The Reticent Wall em 34 horas e 57 minutos, superando o melhor tempo anterior em cinco dias. E em 2011, ele se juntou a Skiy Detray e David Allfrey para fazer a subida mais rápida de Scorched Earth.

Conhecido por seus saltos ousados de base jump, ele sobreviveu a vários acidentes, incluindo o mais grave, de 2017. Depois de um deles, em 2013, ele escreveu no antigo fórum do SuperTopo: “Vamos nos levantar, correr riscos e nos divertir curtindo nossa paixão? Ou nos escondermos nas sombras, com medo do que possa acontecer se formos tão ousados em seguir nossos sonhos?”.