Pioneiro do ciclismo britânico, Brian Robinson morre aos 91 anos

Por Outside USA

Pioneiro do ciclismo britânico, Brian Robinson morre aos 91 anos - Go Outside
Foto: Reprodução/Twitter/@BritishCycling

O pioneiro do ciclismo britânico Brian Robinson morreu aos 91 anos. Seu neto Jake Womersley, um ex-piloto, confirmou a notícia na manhã desta quarta-feira (26).

+ Aos 78 anos, morre fundador da Red Bull
+ Afeganistão: campeã nacional de ciclismo diz que vai correr ‘por todas as afegãs’

Robinson se tornou o primeiro ciclista britânico a vencer uma etapa do Tour de France quando venceu o estágio 7 do Tour de France de 1958.

Ele venceu uma segunda etapa da corrida em 1959 após uma longa fuga solo, vencendo o pelotão por cerca de 20 minutos na etapa 20 de 202 km de Annecy a Chalon sur Saône.

Nascido em Yorkshire, Inglaterra, em 1930, Robinson começou a andar de bicicleta na adolescência, mas seu pai só permitiu que ele começasse a correr aos 18 anos. Antes de se tornar profissional, ele trabalhou na construção de sua família e começou a treinar antes de e depois de seus turnos.

Ele começou a competir internacionalmente no início da década de 1950 enquanto prestava serviço nacional para o exército britânico e competiu nos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsinque – cruzando a linha com seu irmão Desmond.

Tendo terminado em segundo lugar geral no Tour of Britain de 1954, a temporada seguinte provou ser um ano de grande avanço para ele. Na primavera, ele terminou em oitavo na geral em Paris-Nice, a pouco mais de dois minutos atrás de Jean Bobet, e terminou em quarto em Flèche Wallonne.

Sua equipe Hercules foi para o Tour de France no verão, e ele estava entre os nove pilotos escolhidos para representá-los. Hercules foi a primeira equipe britânica a participar do Tour de France – Robinson foi apenas o terceiro piloto britânico a competir – e ele foi um dos dois atletas da equipe que chegou a Paris.

A carreira de Brian Robinson no ciclismo decolou depois disso e ele terminaria em oitavo geral na Vuelta a España de 1956 e 14º geral no Tour daquele ano. Sua primeira grande vitória internacional veio no GP de Nice de 1957, onde ele derrotou o tricampeão do Tour de France Louison Bobet por 50 segundos. Ele também terminou em terceiro no Milan-San Remo daquele ano.

Sua vitória na etapa do Tour finalmente veio em 1958, embora tenha sido Arrigo Padovan quem cruzou a linha primeiro. O italiano foi rebaixado do primeiro lugar devido a corrida irregular. Naquele ano, ele também ganhou a classificação de montanhas em Paris-Nice.

Depois de ganhar uma segunda etapa do Tour no ano seguinte, ele conquistaria o título geral no Critérium du Dauphiné de 1961. Robinson se aposentou após a temporada de 1962 aos 33 anos.

O sucesso de Robinson abriu o caminho para gerações de ciclistas britânicos, de Tom Simpson à safra atual no pelotão profissional de hoje.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo