Palco da Copa do Mundo de MTB, Petrópolis é celeiro de grandes ciclistas

Por Redação

Henrique Avancini foi lapidado nas montanhas de Niterói. Foto: Shutterstock.

Depois de 17 anos, uma etapa do mundial de MTB volta a acontecer em território brasileiro. Entre os dias 8 e 10 de abril, os melhores atletas da modalidade desembarcam em Petrópolis (RJ) para a abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike nas categorias XCO (Cross Country Olímpico) e XCC (Cross Country).

+ 8 dicas para iniciantes no mountain bike
+ Avancini conquista 19ª Campeonato Brasileiro de MTB
+ Travessia Petrópolis-Teresópolis: um dos melhores trekkings do Brasil

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis está entre as cidades mais procuradas por ciclistas para a prática do mountain bike no Brasil. Por isso, o local também é o celeiro de alguns dos principais atletas profissionais e amadores do país. O petropolitano Henrique Avancini é um deles e será o anfitrião da Copa do Mundo na sua terra natal.

“Desde 2017 ou 2018 já existia um desejo muito grande da UCI (Union Cycliste Internationale), da Red Bull (realizadora do evento) e dos nossos parceiros de trazer o evento para o Brasil. Eu participei muito no sentido de buscar um organizador que atendesse às exigências da UCI. Eles requisitaram que, se fosse vir para o Brasil, teria que ser na minha cidade”, conta Avancini em depoimento ao jornal Tribuna de Petrópolis.

“É uma conquista coletiva. Tanto minha, que venho crescendo como atleta, para a CIMTB (Copa Internacional de Mountain Bike) Michelin como organizadora e para todo o contexto do ciclismo no Brasil, que tem se tornado uma potência mundial do esporte”, completa o piloto da equipe da Cannondale Factory Racing, que treina constantemente em Petrópolis entre as competições.

Ao todo, o mundial contará com nove etapas de XCO e XCC e oito da Copa do Mundo de Downhill. A Copa do Mundo de Downhill começa primeiro, com etapas nos dias 26 e 27 de março na cidade de Lourdes, na França. A etapa brasileira da competição será a segunda da Copa do Mundo 2022, no entanto, a primeira da competição na qual participa Avancini, o XCO.

Sede da segunda etapa do Mundial MTB 2022, Petrópolis é cercada por montanhas e trilhas. Foto: Shutterstock.

Petrópolis, potência nacional do esporte

O Brasil é um dos países com maior número de fãs do MTB e, certamente, Henrique Avancini é o grande responsável atualmente por isso. É o que acredita o também atleta profissional do MTB, Larry Martins, tricampeão brasileiro de Maratona MTB e bicampeão nacional de Contrarrelógio e XCO.

“Petrópolis sempre se destacou no cenário nacional do MTB. Primeiro com Albert Morgen, depois com o nosso ídolo Henrique Avancini. Desde então, o MTB aqui cresce em qualidade e nos praticantes do esporte, sem dúvida o MTB nacional, tendo Henrique como seu embaixador e incentivador, vem conseguindo espaço nas mídias sociais e esportivas. A vinda de uma etapa da Copa do Mundo de MTB para Petrópolis é fruto da organização de vários setores da sociedade, esportiva, política e empresarial. Ela será benéfica para o turismo petropolitano e para o MTB nacional”, destaca Larry.

No ano passado, quando o evento foi anunciado pelo governo municipal, em evento que contou com a presença de Avancini, a expectativa era de que mais cinco mil pessoas visitem a cidade por conta da Copa do Mundo. A realização do evento em Petrópolis marca o retorno da competição ao Brasil após 17 anos. A última realização no país de um evento internacional de grande porte do ciclismo mundial foi em 2004. A Copa do Mundo é considerada, ao lado do Tour de France, o principal evento ciclístico mundial.

Programação da Copa do Mundo de MTB 2022

– 26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)

– 8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)

– 6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)

– 13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)

– 21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)

– 10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)

– 8 a 10 de julho – (local a ser confirmado) (DH/XCO/XCC)

– 15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)

– 29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)

– 5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)

– 2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

XCO / DH World Championship 2022

24-28 de agosto XCO / DHI / Team Relay World Championship em Les Gets, França

-Publicidade-