Um dos grandes nomes do ciclismo de estrada mundial, o eslovaco Peter Sagan, 33 anos, confirmou que a temporada de 2023 será a sua última competindo pela elite da UCI (União Ciclística Internacional).
Tricampeão mundial, dentre diversas outras conquistas nas principais provas do calendário mundial, Sagan fará a transição para o mountain bike e tentará uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.
Veja também
+ Bike: como aproveitar ao máximo um treino de 1 hora
+ UCI muda regras para o Mountain Bike 2023; veja o que mudou
+ Strava adquire plataforma de aventura ao ar livre, a FATMAP
“Chegou a hora de informar a todos que este é meu último ano em bikes de estrada como profissional”, disse Sagan ao site VeloNews. “Vou ficar com a equipe TotalEnergies e gostaria de focar mais na classificação para as Olimpíadas de mountain bike.”
O staff do atleta disse que a decisão de fazer a transição das corridas de rua foi tomada “há algum tempo”, e a decisão vem após algumas temporadas abaixo da média, assoladas por infecções pela Covid-19.
Sagan disse que continuará competindo, incluindo algumas corridas de rua em 2024, mas destacou que a campanha de 2023 será a última totalmente dedicada a um calendário completo do World Tour.
“Este não é o meu adeus”, disse Sagan. “Vou embarcar em uma nova aventura, e todos ainda vão me ver novamente nesses novos projetos.”
Sagan já disputou os Jogos Olímpicos de mountain bike em 2016, e está colocando o off-road e o sonho de uma medalha olímpica de volta ao centro de suas ambições.
Ele é um dos maiores nomes da “Geração de 1990” e, além do tricampeonato mundial em (2015, 2016 e 2017), conquistou provas como o Tour de Flandres e a Paris-Roubaix.