Pessoa mais velha do mundo comemora aniversário de 119 anos no Japão

Por Redação

Pessoa mais velha do mundo
Kane Tanaka nasceu no mesmo ano em que o primeiro Tour de France foi realizado. Foto: Reprodução / Kyodo News.

A japonesa Kane Tanaka, que detém o recorde de pessoa mais velha do mundo ainda viva, comemorou no último domingo (2) o seu aniversário de 119 anos.

+ Trieste é eleita província com maior qualidade de vida na Itália
+ 3 curiosidades sobre o yoga que você precisa saber
+ 7 hábitos que estão sabotando a sua corrida matinal

Nascida em 1903 – mesmo ano em que o primeiro Tour de France foi realizado – ela celebrou a data na casa de repouso onde mora, na prefeitura de Fukuoka, sudoeste do Japão.

O Guinness Book reconheceu o status de Tanaka em março de 2019, quando ela completou 116 anos; ela também atingiu o recorde absoluto do seu país quando completou 117 anos e 261 dias em setembro de 2020.

Tanaka viveu cinco reinados imperiais japoneses e tem como objetivo chegar ao seu 120º aniversário. Ela também faz parte de um grande e crescente número de centenários japoneses.

Em uma estimativa divulgada em setembro, o ministério da saúde do Japão disse que havia 86.510 pessoas com 100 anos ou mais, um aumento de 6.060 em relação ao ano anterior.

As mulheres constituem a grande maioria dos centenários, com os homens representando pouco mais de 10 mil, de acordo com o ministério.

Quando a pesquisa anual foi realizada pela primeira vez em 1963, o Japão tinha apenas 153 centenários, mas o número subiu para mais de 10 mil em 1998.

A expectativa de vida no Japão, uma das sociedades que envelhece mais rapidamente no planeta, também atingiu um recorde: 87,74 para as mulheres e 81,64 para os homens.

O número de jovens está diminuindo, no entanto, em meio às tentativas fracassadas de aumentar a baixa taxa de natalidade do país.

Números do governo mostraram que 1,2 milhão de pessoas viram no Ano Novo como novos adultos – aqueles que haviam completado 20 anos – uma queda de 40 mil em relação ao ano anterior e o menor número desde que os registros foram feitos pela primeira vez em 1968. Os jovens de 20 anos representaram menos de 1% da população do país nos últimos 12 anos, disse a emissora pública NHK.

Quando Tanaka se tornou a pessoa mais velha já registrada do Japão, ela comemorou com uma garrafa de Coca-Cola – sua bebida favorita – e fez um sinal de paz para os fotógrafos.

Sétima de nove irmãos, Tanaka se casou com 19 anos e ajudou a administrar a loja de macarrão da família depois que seu marido e o filho mais velho foram lutar na segunda guerra sino-japonesa, que começou em 1937.

Seu neto de 62 anos, Eiji, disse que gostaria de parabenizar Tanaka pessoalmente o mais rápido possível, mas ainda não pode devido à pandemia. “Espero que ela permaneça saudável e se divirta todos os dias à medida que envelhece”, disse ele, segundo a Kyodo.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo