Com as mountain bikes modernas sobrecarregadas por componentes de alto desempenho, dois editores da Pinkbike, da Outside USA, debatem se a indústria foi longe demais
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Nos últimos anos, os fabricantes de mountain bikes têm construído bicicletas cada vez mais pesadas com componentes de alto nível, buscando uma melhor experiência de pilotagem. Alguns ciclistas estão questionando se todo esse peso extra realmente vale os benefícios, então perguntamos aos especialistas. Dois editores da Pinkbike debatem abaixo se as mountain bikes modernas estão agora pesadas demais — ou se o peso extra melhora exponencialmente o desempenho.
As mountain bikes modernas estão pesadas demais?
Sim, o peso importa
Por Mike Kazimer, diretor de equipamentos de ciclismo
As mountain bikes modernas estão melhores do que nunca, mas algumas se tornaram verdadeiramente volumosas, especialmente as bicicletas de enduro de longa suspensão: pneus grossos, garfos robustos, amortecedores de mola e grandes freios somam um número bastante significativo na balança. Esses componentes funcionam bem quando a gravidade toma conta, mas na hora de subir, ultimamente parece que voltamos aos dias do freeride no início dos anos 2000, quando descer da bike e empurrar era uma forma aceitável de alcançar o topo de uma colina.
Para mim, o peso importa. Pense assim: você preferiria andar na sua bike do jeito que ela está ou com um galão de leite (cerca de três quilos) amarrado ao quadro? Já passei muito tempo pedalando bicicletas pesadas na floresta, incluindo uma temporada em que decidi que uma Specialized Demo 8 de 18 kg com canote retrátil era uma bicicleta de trilha aceitável. Mas, hoje em dia, eu prefiro algo mais leve para aventuras de um dia inteiro.
A ideia de que o peso “não importa” deixa os fabricantes à vontade, dando-lhes carta branca para continuar produzindo gigantes pesados. Estamos em 2024 — o objetivo não deveria ser que as novas bikes pesassem menos que as antigas? Houve inúmeros avanços em materiais e técnicas de construção que possibilitam criar uma bicicleta forte e relativamente leve.
Vamos ver o que os próximos anos trarão, mas eu adoraria um retorno às bikes de trilha com peso e preço razoáveis. Vamos torcer.
Não, o desempenho importa
Por Dario DiGiulio, editor técnico
Construímos bicicletas em busca do melhor desempenho para uma finalidade específica, seja em termos de desempenho em descidas, confiabilidade em longas jornadas ou eficiência nas subidas. Muitos fatores entram em jogo, incluindo o peso. E embora o peso possa aumentar com as capacidades da bicicleta, os benefícios superam a penalidade de todos esses gramas extras.
Isso é mais fácil de argumentar em relação às bicicletas focadas em descidas, onde desempenho e massa tendem a andar de mãos dadas. Pneus confiáveis e que absorvem energia são mais pesados do que as alternativas de camada simples, mas fazem uma diferença real na trilha. Os sistemas de suspensão se beneficiam de maior volume de óleo, um chassi robusto e uma vedação apertada para impedir a entrada de elementos. Um canote retrátil é algo de que não abro mão, e quanto mais longos eles ficam, mais pesados são. No final das contas, eu adoraria que todos os requisitos de desempenho fossem atendidos por componentes leves, mas ainda não atingimos esse equilíbrio.
Mesmo as bicicletas de cross-country estão ficando mais pesadas, mas isso não é resultado de gerentes de produto preguiçosos que fingem que os gramas não contam. A nova geração de sistemas de suspensão controlados eletronicamente pesa mais do que os tradicionais, mas os testes demonstraram seus benefícios em termos de velocidade. As trilhas modernas de cross-country são mais tecnicamente exigentes do que costumavam ser, então faz sentido que os componentes das bicicletas cresçam em tamanho para atender à tarefa. Mesmo o ciclista médio se beneficia do desempenho adicional dos componentes mais pesados, já que as trilhas não se tornam mais suaves quanto mais elas são percorridas. Grandes freios, pneus ligeiramente mais agressivos e suspensões de curso mais longo entraram na conversa, e eu estou bem com isso.
Claro, minha bike pessoal pode pesar 19,5 kg, mas não estou forçando esse peso em ninguém. Em algum lugar entre os extremos está o ideal, que deve ser julgado com base no desempenho no mundo real, não no número da balança.