Você já subiu em uma balança pela manhã e se sentiu ótima, mas depois percebeu que ganhou quase dois quilos até a hora de dormir? Se sim, deve ter se perguntado qual é a razão de você pesar menos de manhã.
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ Cicloturismo no Jalapão: roteiro de 7 dias para rodar a região de bike
+ O que fazer ao ver um tubarão na água?
Com informações da “Women’s Health”, entenda por que isso acontece.
Pesar menos de manhã é normal?
“As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado”, explica Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição “Appetite for Health”.
De acordo com Sonya Angelone, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, essa leve desidratação pode resultar em uma queda notável no peso. “Uma vez que duas xícaras de água pesam cerca de 450 gramas, mesmo a mais modesta desidratação ou retenção de água pode afetar o peso durante o dia”, relata.
Beber água antes de dormir evita que você fique desidratada de manhã e resulta em um peso maior na balança, de acordo com Sonya. No entanto, ela aponta que “quando você acorda durante a noite para urinar, não retém tanta água”. Também é possível que você pese menos porque queimou as calorias que consumiu na noite anterior para abastecer funções básicas do organismo, como respirar e gerar calor corporal.
Subir na balança após seu exercício matinal também pode resultar em um número menor, graças ao suor. “Mas não é um reflexo verdadeiro de qualquer mudança na gordura corporal”, diz Sonya. Nesse sentido, ela desencoraja pesar-se após o almoço, uma vez que usualmente é a maior refeição do dia. “Esse peso incluirá o peso da comida e da bebida que você acabou de consumir.”
Julie ressalta, ainda, que não há uma hora perfeita do dia para se pesar. Uma vez que você se pesa geralmente na mesma hora do dia, terá uma comparação precisa. E subir na balança nua também não é uma má ideia: assim, você poderá ter uma ideia ainda mais precisa de seus números.
Independentemente da hora que você fizer isso, não se assuste se notar que seu peso aumentou um ou dois quilos em um dia e diminuiu em outro. “Seu peso é bastante variável”, reitera Julie. Mas se ele subir e permanecer alto, ou descer e permanecer baixo, as coisas estão mudando. “O número na balança deveria ser encarado como relativo, não absoluto”, finaliza ela.