Peruanos doam cabelo para limpar praias após vazamento de petróleo

Peruanos doam cabelo para limpar praias após vazamento de petróleo
Vista aérea do grupo de trabalhadores tentando limpar a praia de Ancón, após o vazamento de 6.000 barris de petróleo no litoral do Peru. AP - Martin Mejia

Após o vazamento de seis mil barris de petróleo que chegou até a costa do Peru, os residentes do país se mobilizaram para tentar reverter a situação e limpar as praias, nesse que já é considerado um do maiores desastres ecológicos da história do país. Na tentativa de mudar o cenário, o governo junto com voluntários estão convidando pessoas para uma doação de cabelo e pelo animal, com o foco de produzir cordas que absorvam o óleo das águas marinhas.

+ Argentina desobriga teste PCR para brasileiros vacinados

+ Francês de 75 anos morre tentando cruzar oceano a remo

+ ISA Mundial Júnior já tem datas definidas em 2022

Barracas de doação de cabelos foram montadas nas ruas de Lima, onde os voluntários podem realizar o corte das madeixas no mesmo momento. Assim que os cabelos são coletados, as equipes enviam diretamente para à região costeira que está afetada pelo petróleo.

A campanha conta com o apoio de ONGs, cadeias de cabeleireiro do Peru, governos regionais e municipais, que possuem o mesmo objetivo de ajudar o meio ambiente com as toneladas de cabelos doados.

Os cabelos doados serão utilizados para estofar cordas absorventes que já estão espalhadas na reserva marítima, na tentativa de retirar o óleo da água. O cabelo humano é mais eficiente neste processo que o próprio plástico utilizado geralmente, capaz de absorver oito vezes o seu peso.

“É a nossa maneira de lutar contra este vazamento”, explicou uma mulher enquanto aguardava sua vez de doar o cabelo, entre dezenas de pessoas.

Apesar da popularidade da campanha, ambientalistas explicam que não há estudos preliminares que demonstrem a efetividade da medida.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo