A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), também chamada de World Pentathlon, está se movimentando para assumir o controle das corridas de aventura no cenário global, conforme noticiado pelo site AdventureMag.

Mesmo sem nenhum histórico ou conhecimento das corridas de aventura, o movimento faz parte de uma possível fusão entre a UIPM e a World Obstacle, articulada para substituir a prova de hipismo do Pentatlo Moderno por uma corrida de obstáculos nas próximas Olimpíadas.

Veja também
+ Rocky Mountain Games fecha temporada com trilhas desafiadoras e arena lotada
+ Corrida de Aventura: a emocionante história do cão Arthur será contada em Hollywood
+ Treinar só no fim de semana é suficiente para a saúde mental?

O objetivo seria agradar o COI e assegurar a permanência da UIPM nos Jogos. Para o COI, essa mudança também representaria a inclusão de um esporte mais acessível, reduzindo custos logísticos com o transporte de cavalos e a possibilidade de maus-tratos com os animais, como visto nos últimos Jogos de Paris.

De acordo com a Associação Internacional de Corridas de Aventura (IARA), que atualmente administra o esporte, a inclusão das corridas de aventura como modalidade de obstáculos expõe um caráter antiético: “uma entidade estabelecida que busca controlar um esporte independente, sem consulta à comunidade e com pouca transparência.”

“A IARA alerta a comunidade global de que nosso esporte está novamente sob ameaça de ser tomado por uma federação desconectada da realidade das corridas de aventura. Isso é inaceitável e deve ser rejeitado por todos os países praticantes”, afirmou a organização em seu comunicado.

A decisão fpode ocorrer no próximo congresso da UIPM, agendado para os dias 16 e 17 de novembro na Arábia Saudita. Caso a proposta avance, o impacto no cotidiano das corridas de aventura ainda é incerto, mas pode complicar a atuação de associações nacionais e da própria IARA.

Ainda segundo a IARA, as corridas de aventura só foram incluídas nessa discussão porque a World Obstacle insiste em categorizá-las como “Esporte de Obstáculos”, resultando na sua inclusão na moção da UIPM.

“Por que essas duas entidades (World Obstacle e UIPM), com conhecimento e interesse limitados no esporte, e sem apoio de órgãos nacionais de corrida de aventura, estão buscando corridas de aventura? Ninguém sabe realmente, mas parece ser nada mais do que um jogo de números, onde as corridas de aventura contribuem com membros adicionais”, destaca a IARA.

Uma petição online foi criada pela entidade para tentar barrar a fusão.