Inicialmente, Dawa Yangzum Sherpa nunca acreditou que uma garota sherpa seria aceita no alto escalão de atletas outdoor da The North Face

Por Redação

Uma guia de montanha do Nepal recebeu um convite para se juntar à equipe global de atletas da The North Face, que inclui nomes como Alex Honnold, Hilaree Nelson e a brasileira Fernanda Maciel. Esta nomeação é especial, pois a guia Dawa Yangzum Sherpa é a primeira mulher nepalesa a se juntar ao time TNF.

Dawa Yangzum tem 27 anos e já acumulou um impressionante currículo de ascensões no Himalaia e em outras montanhas. Ela também já chegou ao cume do Everest, Ama Dablam e K2. Dawa também subiu Denali, no Alasca, e o Aconcágua, na Argentina. 

Em uma entrevista ao The Himalayan Times, Dawa Yangzum disse que inicialmente, nunca acreditou que uma garota sherpa seria aceita no alto escalão de atletas outdoor nos EUA, especialmente na The North Face Team.

“Sinto-me honrada e extremamente feliz por fazer parte da família The North Face e grata por todo o seu apoio enquanto continuo a minha paixão pelo montanhismo”, disse Sherpa ao THT.

Ao integrar a equipe, Dawa também se tornou uma das poucas alpinistas profissionais do Nepal a serem pagas como atletas por uma grande empresa ocidental.

Ela também receberá a maior parte dos equipamentos necessários da TNF para fins específicos, como escalar acima de 8.000 metros, segundo o acordo.