Peixinhos dourados jogados em rios dos EUA ficam gigantes

Por Redação

Peixinhos dourados gigantes são encontrados em rio dos EUA
Imagem: Prefeitura de Burnsville

Peixinhos dourados gigantes foram encontrados em um rio do estado norte-americano de Minnesota após pessoas jogarem seus peixes de estimação nos cursos d’água da região. Autoridades pediram fortemente para os moradores não fazerem isso, já que esses animais tipicamente pequenos podem crescer muito quando soltos e causar danos a outras espécies.

“Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos”, pediu a cidade de Burnsville nas redes sociais na sexta-feira (9). “Eles ficam maiores do que você pensa e contribuem para a má qualidade da água ao limpar os sedimentos do fundo e arrancar as plantas.”

Leia mais

+ Mulher perde unhas dos pés após ir a pedicure de peixes

+ Peixes podem ter vício em metanfetamina, mostra estudo

No final de 2020, as autoridades do condado vizinho de Carver, também em Minnesota, removeram até 50.000 peixinhos dourados das águas locais, de acordo com o Guardian. O gerente de gestão de água do condado, Paul Moline, disse que os peixinhos dourados “são uma espécie pouco estudada” com “um alto potencial para impactar negativamente a qualidade da água dos lagos”.

“Alguns peixinhos dourados podem parecer uma adição inofensiva ao curso d’água local, mas não são”, disse o departamento de recursos naturais de Minnesota.

A destruição ecológica provocada por animais de aquário soltos em cursos d’água já aconteceu antes do caso dos peixinhos dourados gigantes. O peixe-leão carnívoro, nativo do Indo-Pacífico, mas que se acredita ter sido libertado por donos de animais de estimação na Flórida após o furacão Andrew em 1982, matou dezenas de espécies do Caribe.

Funcionários da vida selvagem na Virgínia alertaram recentemente que “os donos de animais de estimação nunca devem liberar seus organismos aquáticos na natureza” depois que um pescador pescou um peixinho dourado de mais de 40 cm.

Os custos de reabilitação de cursos d’água infestados de peixinhos dourados são grandes. O condado de Carver, em Minnesota, assinou um contrato de US $ 88.000 (cerca de R$ 455.000) com uma empresa de consultoria para estudar como erradicar cardumes indesejado, ainda segundo o veículo britânico.