Todo ano, a Pedalada Pelada – em inglês, World Naked Bike Ride – junta centenas e até milhares de ciclistas pedalando com pouca ou nenhuma roupa em um ciclo-protesto pacífico e divertido, nas principais capitais do mundo. Este ano, o coronavírus mudou um pouco as coisas: muitas cidades estão cancelando o evento, como São Francisco ou Londres, na Inglaterra. Mas não a Pedalada Pelada de Portland.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Portland, uma das cidades com movimento cicloativista mais forte dos Estados Unidos, decidiu fazer o pedal mesmo com a pandemia. As orientações são desde já no sentido de preparar os ciclistas para respeitarem um distanciamento social – o que pode ser muito desafiador numa pedalada pelada. Justamente o fato de estar numa massa de ciclistas permite estar à vontade com pouca ou nenhuma roupa.
+ Veja como é a Pedalada Pelada de São Paulo
Em vez de um pedal compacto, o World Naked Bike Ride vai ser desta ver World Naked Bike Ride Day. Em outras palavras, 27 de junho vai ser o dia de pedalar pelado, mas não necessariamente todo mundo junto. Talvez nem mesmo em grupos.
Pedalada Pelada de Portland: pelados e espalhados
“Pode exigir um pouco mais de coragem do que de costume, mas se tem uma cidade que que vai conseguir tirar de letra é Portland,” disse Pedalpalooza, a organização que acompanha o evento anual, que já se tornou enorme e tradicional.
Os organizadores haviam anunciado há um mês que o pedal seria um pouco diferente este ano, por causa da pandemia.
“Nós simplesmente estamos colocando a segurança de quem mora em Portland acima de tudo”, escreveram os organizadores em um post no Facebook. “Somos maiores que o vírus, e se a solução for pedalar em círculos na sala de casa, é o que vamos fazer.”
Ano passado o evento teve mais de 10.000 participantes em diferentes graus de nudez. A ideia é protestar contra a dependência de petróleo e promover a segurança de ciclistas e uma visão positiva do corpo. Você pode ler mais sobre o evento de Portland no site oficial.
Nudez pública é ilegal em Portland, mas na Pedalada Pelada, é permitido porque se trata de um protesto oficial. A polícia não se manifestou como irá proceder em casos de indivíduos isolados pedalando pelados, mas uma porta-voz declarou ao jornal Oregonian que se houver denúncias e queixas de moradores, os casos precisarão ser investigados.
No Brasil, a data é diferente para aproveitar os meses quentes no hemisfério sul. Convocada para 14 de março em São Paulo e outras capitais brasileiras, acabou sendo oficialmente cancelada. Alguns ciclistas compareceram mesmo assim. Por segurança, o evento acabou enfraquecido.