‘São muito sortudos’, diz Pau Capell sobre iniciantes que vão correr na UTMB Paraty

Por Jade Rezende

Pau Capell
Foto: Reprodução/Instagram/Pau Capell/@josemiguelmunoze

A alguns meses da sua estreia na Paraty Brazil by UTMB, que acontece de 18 a 21 de setembro, o ultramaratonista da elite mundial Pau Capell compartilhou as suas expectativas para competir pela primeira vez em solo brasileiro e destacou a importância de provas que incentivam novos corredores a ingressarem no trail run.

+ UTMB destaca crescimento histórico da participação feminina no trail run
+ Como é participar da prova de trail run do Rocky Mountain Games

Natural de Sant Boi de Llobregat, o espanhol de 33 anos foi campeão da UTMB Mont-Blanc em 2019 (171 km), liderando a prova do início ao fim e com recorde do percurso (20h19min07). Também na UTMB, ele foi campeão do TDS 2016 (148 km) e 3º colocado no CCC 2018 (101 km), além de já ter conquistado outras provas icônicas como MIUT, Transgrancanaria e Lavaredo Ultra Trail.

Mas sua história no esporte não foi sempre assim. Pau conheceu a corrida após uma lesão jogando futsal quando criança e começou a competir há mais de uma década, quando o trail run ainda não tinha grande projeção mundial. Por isso, ele é entusiasta da Fun 7k, a nova prova curta da Paraty Brazil by UTMB que busca atrair estreantes na corrida de trilha.

“As pessoas que vão participar dessa prova são muito sortudas, porque quando eu comecei a correr, não existiam corridas assim, apenas pequenos eventos com pouca estrutura, no máximo uma estação de hidratação”, contou o espanhol à Go Outside. “É incrível poder começar no trail sentindo a mesma atmosfera de quem está correndo 100k”, completa.

A prova Fun 7k tem um percurso de 7 km e 50m+ de ganho de elevação, passando pelo Centro Histórico e pelos principais atrativos de Paraty.

Para as pessoas que estão em seus primeiros passos na corrida de trilha e vão fazer sua estreia em provas, o conselho de Pau é: aproveite! “Eu e outros atletas somos profissionais e não podemos curtir tanto, porque é um trabalho — e nem sempre estamos animados para o trabalho. A diferença do Pau de 2016 pra 2025 é essa: eu não aproveito [as corridas] tanto mais. Eu ganhei várias provas e isso é ótimo para mim, para outras pessoas, mas eu nem sempre curto como antes”, diz.

Preparação

Pau Capell vive em Andorra, nas montanhas do Pirineus, onde o clima frio é propício para o treinamento que ele precisa, já que a maior parte das provas que participa acontecem na Europa. Para a Paraty Brazil by UTMB, o atleta conta que seu maio desafio será se adaptar ao calor e, principalmente, à umidade da costa brasileira.

“Posso usar máquinas de simulação em casa, mas não é o mesmo que estar e treinar no local da prova”, diz.

O espanhol ainda não decidiu qual distância da Paraty Brazil by UTMB ele irá correr: 110 km, 55 km, 35 km, 20 km ou 7 km. Segundo ele, a prova será decidida ao longo dos próximos meses, de acordo com sua estratégia e demais compromissos profissionais.

Sobre o crescimento do trail run na América do Sul, Capell observa um mercado promissor e que já se desenvolveu muito desde a sua primeira participação em um evento na Patagônia há alguns anos.

Além das expectativas competitivas, o atleta demonstrou interesse em conhecer a cultura local, as praias e a culinária brasileira, incluindo uma bela caipirinha.