Conheça 5 patrimônios da humanidade na América Latina, incluindo no Brasil

Brasil conta com 23 locais considerados patrimÒnios da humanidade pela Unesco
Brasil conta com 23 locais considerados patrimônios da humanidade pela Unesco

A Unesco, órgão oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) destacou em seu site oficial a escolha de mais cinco locais na lista de patrimônio histórico da humanidade: todos localizados na América Latina, sendo um no Brasil: o sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro.

+ Grande Barreira de Corais deve entrar em lista de patrimônios da humanidade
+ Conheça o cruzeiro que visita 43 Patrimônios da Unesco em 120 dias

Com o novo local incluído na lista, o Brasil passa a ter 23 bens locais considerados como de “valor universal e excepcional para a cultura da humanidade”.

Além do sítio Burle Marx, receberam a láurea a Igreja de Atlântida, no Uruguai; o complexo arqueoastronômico de Chankillo, no Peru, o assentamento e a mumificação artificial da cultura Chinchorro, no Chile e o Conjunto Franciscano do Mosteiro e a Catedral da Nossa Senhora da Assunção de Tlaxcala, no México.

Confira lista detalhada com informações da BBC:

Sítio Burle Marx – Brasil

O lugar tem 400 mil metros quadrados e fica em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foi comprado pelo paisagista Burle Marx em 1949 e ali ele viveu, pintou quadros e reuniu coleções de artes e plantas – estima-se que haja 3,5 mil espécies no local, que era usado pelo artista como ateliê, criando um estilo que influenciou paisagistas ao redor do mundo e é considerado uma ‘obra de arte viva’.

Complexo Arqueoastronômico de Chankillo – Peru

Esse sítio arqueológico (500-200 a.C.) está localizado no Valedo Rio Casma e possui um conjunto de construções edificadas no meio de um deserto, em meio a características naturais que funcionam como um relógio solar perfeito. O local inclui um Templo Fortificado, o Observatório, o Espaço Público Cerimonial e as Treze Torres Cúbicas.

Igreja de Atlântida, obra do engenheiro Eladio Dieste – Uruguai

A Igreja de Cristo Obrero e Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Atlántida, no Uruguai, é conhecida pelo campanário e batistério subterrâneo, inspirados na arquitetura religiosa cristã primitiva italiana e medieval. Inaugurada em 1960, é considerada um exemplo arquitetônico exemplar por trazer a arquitetura moderna da América Latina durante a segunda metade do século 20 e se torna, agora, patrimônio histórico da humanidade.

Assentamento e mumificação artificial da cultura Chinchorro – Chile

Acredita-se que a cultura Chinchorro desenvolveu a mumificação cerca de 3 mil anos antes do que o Egito, o que torna a região importantíssima do ponto de vista histórico. O local abrigava comunidades de caçadores-coletores marinhos, que residiam na árida e hostil costa norte do Deserto de Atacama, no extremo norte do Chile, de cerca de 5450 a.C. a 890 a.C. O assentamento é a mais antiga evidência arqueológica conhecida de mumificação artificial de corpos humanos.

Mosteiro franciscano e Catedral de Nossa Senhora da Assunção de Tlaxcala – México

O mosteiro franciscano e a catedral de Nossa Senhora da Assunção em Tlaxcala, no México, fazem parte do primeiro programa de construção iniciado em 1524 para a evangelização e colonização dos territórios do norte do México. O complexo é um dos primeiros cinco mosteiros fundados por frades franciscanos, dominicanos e agostinianos, e um dos três que ainda existem no mundo.