Patins off road: é tão perigoso quanto divertido (e sem freios!)

Colleen Stinchcombe, da Outside US

patins off road

Quando estou fazendo trekking e tenho uma longa descida pela frente, começo a fantasiar: Descer de elevador? Paraquedas? Sapatos antigravidade? Para um grupo marginal de atletas, a maneira mais rápida é o patins off road. Tudo o que é necessário são os patins, um olho aguçado para navegar em terrenos acidentados e a vontade de levar uma surra. O que acontece frequentemente.

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Eu fiquei sabendo sobre esses doidos quando avistei um homem em meu parque local em Kenmore, Washington, rolando por uma trilha cheia de pedras. Mas depois conheci o skatista Kenny Talpa, 41, que patina em todo terreno há três anos.

Patinadores como Talpa chamam o esporte de mountain blading. Centenas de quilômetros de trilhas para mountain bike tornam o oeste do Canadá uma região ideal para praticar, mas mesmo com sua robusta rede de amigos do patinação, Talpa só conhece um punhado de pessoas com o equipamento e o interesse de trazer suas habilidades para a terra. “É necessário ser um tipo especial de patinador, porque é muito perigoso andar de patins na montanha”, diz ele.

Os entusiastas têm basicamente um objetivo ao fazer trilhas: usar os patins a todo custo. “Literalmente, não há uma boa maneira de parar”, diz Talpa. Os patins não tem freio, o que é até comum para os patins normais, mas as superfícies pavimentadas e as rodas de poliuretano permitem parar manobrando. Caminhos de terra escorregadios e pneus off-road, não. Na melhor das hipóteses, você pode arrastar um pé atrás de si para reduzir sua velocidade, mas o que você realmente está esperando são seções mais planas da trilha para reduzir a velocidade. Mesmo depois de explorar uma rota – um requisito para o esporte – você deve “se comprometer com a gravidade”, como diz Talpa. Isso horroriza a maioria das pessoas, incluindo patinadores experientes.

No entanto, o perigo e o foco são estimulantes para Talpa. “A primeira vez que fui com mountain bike e eles me levaram por uma trilha bem cuidada”, diz ele, “fiquei totalmente viciado”.

Os patins off-road em linha chegaram ao mercado em meados dos anos 90 por meio de uma empresa italiana chamada Roces e da marca agora onipresente Rollerblade. A Roces lançou dois produtos off-road: o Enduro, que parecia um patim de três rodas típico com rodas maiores e ranhuradas para melhor aderência, e o Big Cat, que tinha duas rodas grandes em uma base longa como um esqui curto – um design às vezes referido como “aventura” ou “nórdico”. O modelo Coyote do Rollerblade introduziu pneus inflados a ar em vez das rodas rígidas de poliuretano que eram (e ainda são) padrão para patinar em superfícies pavimentadas. Em teoria, os pneus inflados absorvem mais da vibração de uma trilha para permitir terrenos mais acidentados.

Perguntei ao gerente de marketing de produto da Rollerblade, Tom Hyser, por que a marca se afastou dos designs off-road em 2002. “Porque os patins não funcionam tão bem na terra”, disse ele, rindo. E eles não venderam muito bem também.

Hoje, a empresa alemã Powerslide é a única marca que fabrica patins off road, ou patins todo terreno. A maior parte das vendas da empresa são em patins convencionais para fitness, mas ela lançou os primeiros modelos de aventura em 2006, seguidos por seu rótulo off-road dedicado, SUV, em 2014. Os designs da Powerslide foram todos baseados nos pneus infláveis ​​introduzidos pela primeira vez pelo Coyote. E eles não são baratos: custam entre US$ 400 e US$ 500. No entanto, os patins off-road representam apenas uma pequena parte das vendas da empresa: 2%.

Matthew Mickey, dono da Intuition Skate Shop em Bakersfield, Califórnia, um dos poucos varejistas na costa oeste que vende patins SUV da Powerslide, diz que o interesse por modelos de aventura cresceu junto com o boom geral da pandemia de patins in-line.

Cerca de 1% das pessoas que entraram em contato com a loja tinham perguntas sobre patins de aventura em tempos pré-COVID, mas esse número está perto de 10% agora. Na experiência de Mickey, os modelos off-road atraem mais do que apenas patinadores agressivos. Qualquer patinador confiante interessado em experimentar novos terrenos pode dar uma chance a eles – é bom evitar colinas particularmente íngremes.

“Você pode totalmente ir para a trilha de bicicleta e desviar para terra compactada ou grama e começar com algo meio suave com uma inclinação para baixo”, diz ele. Isso fez sentido para mim: o patinador que vi no meu parque local não era rápido; ele tinha mais em comum com um caminhante carregando botas em uma encosta nevada do que com um demônio da velocidade.

Ainda assim, o esporte não é especialmente amigável para iniciantes. Ricardo Lino patina desde os três anos de idade e dirige um popular canal de patinação in-line no YouTube, onde ele é visto fazendo trilhas com alguns modelos off-road da Powerslide. (Ele costumava fazer marketing para a empresa e agora trabalha em outra marca de skate.) Lino diz que os patins podem ser um desafio proibitivo para o patinador casual.

“É muito fácil – desculpe a expressão – dar merda”, diz Lino. Ele atribui isso a uma distância entre eixos relativamente curta, o que torna mais fácil cair para a frente ou para trás sem equilíbrio excelente. Além disso, mesmo os pneus infláveis ​​não resistem a imperfeições comuns do terreno, como raízes de árvores. Nas três primeiras vezes que experimentou os patins para seu canal, ele enlouqueceu. “E eu sou um patinador experiente. Eu patinei minha vida toda ”, diz ele.

Talvez isso explique por que eu nunca vi um patinador em trilha antes, e provavelmente você também não. Mas isso não diminui o fato de que esses aventureiros continuam a desafiar os deuses da areia e da gravidade, expandindo o que é possível ao ar livre.







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