Por que as pessoas estão usando pasta de dente para tratar espinhas?

Por Redação

Pasta de dente para tratar espinhas
Foto Shutterstock

Tem muitas coisas que fiz no ensino médio que achava que eram inteligentes – entre elas, usar pasta de dente para tratar espinhas, na tentativa de fazê-las desaparecer mais rápido.

Algumas ideias não tão boas daquela época foram deixadas para trás. Contudo, por algum motivo, muitas pessoas (inclusive eu) ainda juravam que essa técnica seria um bom tratamento para acne. Mas pasta de dente para tratar espinhas é mesmo uma boa ideia?

Leia também:
+ Tratamento caseiro para candidíase funciona?
+ Dicas de chás caseiros para desinchar

O mais surpreendente é que sim, em um determinado momento isso fazia sentido. Creme dental tem sido usado como um remédio caseiro para tratar espinhas porque muitos cremes dentais costumavam conter um ingrediente chamado triclosan. Trata-se de um antimicrobiano que ajudava a matar as bactérias causadoras de acne na pele.

Mas observe que ele disse “ajudava”. Isso porque este componente é controverso. Ele tem sido associado à interrupção hormonal em diversos estudos, de acordo com a FDA.

Dito isto, o creme dental ainda pode ajudar a sua espinha um pouquinho, uma vez que a maioria das fórmulas contém agentes secantes como bicarbonato de sódio e álcool. Ele pode ter um efeito de secagem e até mesmo diminuir o tamanho de uma espinha vermelha. Parece promissor, não é? Mas temos um problema. As concentrações que funcionam para os dentes são mais duras do que quando esses ingredientes são formulados para o rosto. Usar pasta de dente para tratar espinhas, então, poderia irritar ou ressecar a pele.

Além disso, a pasta de dentes pode criar uma reação em cadeia realmente desagradável. A pele propensa à acne reagirá à secura e irritação produzindo mais acne.

Portanto, ironicamente, ao usar pasta de dente em uma espinha, você pode ganhar ainda mais acne na pele. Se você tiver acesso a um medicamento tradicional, é melhor esse produto em vez da pasta de dente.

Você está realmente desesperada e a pasta de dente é sua única opção? Então certifique-se de usar uma fórmula que não tenha branqueadores, enxaguantes bucais ou corantes. Tudo isso pode irritar sua pele e deixá-la com uma mancha vermelha mais intensa.

-Publicidade-