Consultoria global divulgou seu relatório trimestral sobre os passaportes mais desejáveis ​​do mundo

Alguns passaportes ofereçam mais liberdade que outros. De acordo com um novo relatório divulgado pela Henley Passport Index, empresa global de consultoria em cidadania e residência, o Japão tem agora o passaporte mais poderoso do planeta.

Os cidadãos japoneses podem desfrutar de acesso sem visto ou visto de chegada a 190 destinos em todo o mundo, incluindo o Mianmar, que obteve acesso no início deste mês.

Em segundo lugar está o passaporte de Cingapura, com 189 destinos, e em seguida a Alemanha, que começou em 2018 no primeiro lugar, com 188 destinos, empatada com a França e a Coréia do Sul. Confira a lista completa:

Classificação de poder do Henley Passport Index

1. Japão: 190
2. Singapura: 189
3. Alemanha, França, Coreia do Sul: 188
4. Dinamarca, Finlândia, Itália, Suécia, Espanha: 187
5. Noruega, Reino Unido, Áustria, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Estados Unidos: 186
6. Bélgica, Suíça, Irlanda, Canadá: 185
7. Austrália, Grécia e Malta: 183
8. Nova Zelândia, República Checa: 182
9. Islândia: 181
10. Hungria, Eslovénia, Malásia: 180

O Brasil está na 16ª posição com 171 destinos. Os passaportes que oferecem menos acessos são o Afeganistão e o Iraque, com acesso sem visto ou visto de chegada a 30 jurisdições, logo abaixo da Síria e da Somália (32) e do Paquistão (33).
Outros índices

A lista da Henley & Partner é um dos vários índices criados pelas empresas financeiras para classificar os passaportes globais de acordo com o acesso que eles fornecem aos seus cidadãos.

Os dados do Índice de Passaporte Henley são fornecidos pela Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e abrange 199 passaportes e 227 destinos de viagem. Ele é atualizado em tempo real ao longo do ano, quando as mudanças na política de vistos entram em vigor.

O Nomad Passport Index, por sua vez, classifica 199 cidadãos em cinco fatores: viagens isentas de visto, impostos internacionais, percepção, dupla cidadania e liberdade pessoal. De acordo com a lista de 2017, os passaportes mais desejados vêm da Suécia, seguidos da Bélgica. Espanha e Itália empataram em terceiro, com a Irlanda completando os cinco primeiros.