Consultoria global divulgou seu relatório trimestral sobre os passaportes mais desejáveis do mundo
Alguns passaportes ofereçam mais liberdade que outros. De acordo com um novo relatório divulgado pela Henley Passport Index, empresa global de consultoria em cidadania e residência, o Japão tem agora o passaporte mais poderoso do planeta.
Os cidadãos japoneses podem desfrutar de acesso sem visto ou visto de chegada a 190 destinos em todo o mundo, incluindo o Mianmar, que obteve acesso no início deste mês.
Em segundo lugar está o passaporte de Cingapura, com 189 destinos, e em seguida a Alemanha, que começou em 2018 no primeiro lugar, com 188 destinos, empatada com a França e a Coréia do Sul. Confira a lista completa:
Classificação de poder do Henley Passport Index
1. Japão: 190
2. Singapura: 189
3. Alemanha, França, Coreia do Sul: 188
4. Dinamarca, Finlândia, Itália, Suécia, Espanha: 187
5. Noruega, Reino Unido, Áustria, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Estados Unidos: 186
6. Bélgica, Suíça, Irlanda, Canadá: 185
7. Austrália, Grécia e Malta: 183
8. Nova Zelândia, República Checa: 182
9. Islândia: 181
10. Hungria, Eslovénia, Malásia: 180
O Brasil está na 16ª posição com 171 destinos. Os passaportes que oferecem menos acessos são o Afeganistão e o Iraque, com acesso sem visto ou visto de chegada a 30 jurisdições, logo abaixo da Síria e da Somália (32) e do Paquistão (33).
Outros índices
A lista da Henley & Partner é um dos vários índices criados pelas empresas financeiras para classificar os passaportes globais de acordo com o acesso que eles fornecem aos seus cidadãos.
Os dados do Índice de Passaporte Henley são fornecidos pela Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e abrange 199 passaportes e 227 destinos de viagem. Ele é atualizado em tempo real ao longo do ano, quando as mudanças na política de vistos entram em vigor.
O Nomad Passport Index, por sua vez, classifica 199 cidadãos em cinco fatores: viagens isentas de visto, impostos internacionais, percepção, dupla cidadania e liberdade pessoal. De acordo com a lista de 2017, os passaportes mais desejados vêm da Suécia, seguidos da Bélgica. Espanha e Itália empataram em terceiro, com a Irlanda completando os cinco primeiros.