Todos os países do mundo tem passaportes para garantir a entrada de seus cidadãos em outros países. Só que nem todos os passaportes são iguais aos outros. Restrições diplomáticas entre países, necessidade de vistos e questões de cunho migratório são algumas das barreiras que os viajantes podem enfrentar na hora de visitar novas nações.
+ Administradora judicial do Grupo Itapemirim pede falência da empresa
+ 4 hábitos comuns que estão dificultando seu emagrecimento
+ “Devo voltar a surfar em breve,” diz Gabriel Medina
Diante das limitações de passaportes, alguns documentos são mais poderosos que outros, e segundo estudo da empresa especializada assessorar pedidos de cidadanias, Henley & PartnersCitizens, o mais poderoso do mundo é o passaporte japonês. O país oriental assumiu o topo do lista quando Myanmar aprovou a entrada de cidadãos japoneses sem a necessidade de visto, se tornando o país de número 190 a garantir este tipo de acesso a japoneses, desbancando o então líder da lista, Cingapura, cujos cidadãos tem acesso a 189 países sem a necessidade de visto.
No início de 2018, o líder da lista era a Alemanha com 188 países garantindo livre acesso, empatado com França e Coréia do Sul. Hoje os países ocupam a terceira posição do ranking. Desde 2017, a China foi um dos países que mais subiu de posição, pulando 14 posições no ranking. Já os Emirados Árabes Unidos teve a maior subida da última década, saindo da posição 62 em 2006 para 21 no ranking de 2008. Já o dois “piores” passaportes do mundo são os Afeganistão e Iraque, cujos portadores só conseguem entrar em 30 países sem visto.
Confira o top 10 dos passaportes mais poderosos do mundo (de acordo com o número de países que seus cidadãos podem entrar sem visto)
1. Japão: 190
2. Cingapura: 189
3. Alemanha, França, Coréia do Sul: 188
4. Dinamarca, Finlândia, Itália, Suécia, Spain: 187
5. Noruega, Reino Unido, Áustria, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Estados Unidos: 186
6. Bélgica, Suíça, Irlanda, Canada: 185
7. Austrália, Grécia, Malta: 183
8. Nova Zelândia, República Tcheca: 182
9. Islândia: 181
10. Hungria, Eslovênia, Malásia: 180