A Blue Origin, empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, anunciou que seu primeiro voo comercial à órbita da Terra deve acontecer no dia 20 de julho. Além de astronautas, uma das vagas está à venda para aquele que será o primeiro turista espacial da história.
O lugar não deve sair barato. A primeira fase é um leilão online, que já está em andamento e deve ser encerrado na próxima quarta (19). A partir daí, as apostas mais altas são reveladas e os interessados podem cobri-las.
No dia 12 de junho, um leilão em tempo real deve definir quem leva a cadeira. A expectativa é de que o valor atinja alguns milhões de dólares.
Toda essa disputa, na verdade, é por poucos minutos flutuando nos céus. O voo é suborbital, chega a 100km da superfície da Terra e deve durar só dez minutos, três deles em gravidade zero.
O New Shepard, foguete da Blue Origin, que deve começar o programa de turismo espacial do fundador da Amazon, vem sendo desenvolvido desde 2012 e já realizou 15 testes suborbitais.
A corrida pelo turismo espacial está em plena ascensão nos Estados Unidos. A Space X, do polêmico bilionário Ellon Musk também pretende levar quatro tripulantes comerciais para a órbita ainda nesse ano.