Depois de um longo período de fechamento total e restrições de horários, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (26) a reabertura dos parques paulistanos aos sábados, domingos e feriados.
+ 6 dicas para começar a Correr
+ Máscaras para esporte: veja os 4 melhores modelos
A medida vale a partir do próximo sábado (31), juntamente com o fim de semana prolongado de Finados. A decisão será publicada no diário oficial do município desta terça (27).
O anúncio foi feito durante a vistoria do parque Ibirapuera após a concessão deste para a empresa Urbia, a nova responsável pela gestão do espaço pelos próximos 35 anos. A gestão do parque atualmente é da secretaria de Verde e Meio Ambiente, e o anúncio marca a transição da gestão para a iniciativa privada.
De acordo com o prefeito, a ausência de um segundo pico e a evolução da pandemia em São Paulo possibilitaria a reabertura dos parques, com autorização da vigilância sanitária.
Os horários de funcionamento serão aos mesmos da pré-pandemia. A única diferença é que os locais não poderão ultrapassar 60% de sua capacidade. O Ibirapuera, por exemplo, ficará aberto das 5h às 0h —e 24h de sábado para domingo. E o Parque do Carmo, das 5h30 às 20h. Os horários das demais instalações precisam ser consultados individualmente.
Hiato de 7 meses
Os parques paulistanos foram fechados em 20 de março, nove dias depois de a Covid-19 ganhar status de pandemia, em decreto de calamidade que também suspendeu os serviços presenciais de Detran e Poupatempo.
Com horários reduzidos, em julho, 70 parques municipais e 9 estaduais reabriram na capital paulista. Durante os dias úteis, das 10h às 16h, com exceção dos parques Ibirapuera e do Carmo, abertos das 6h às 16h. Nos fins de semana e feriados, permaneciam fechados.
Em agosto, os parques estaduais passaram a funcionar em seu horário regular, também de segunda a sexta, mas com fechamento aos fins de semana para evitar aglomerações.