O Parque Estadual de Ibitipoca vai contar com duas cadeiras de rodas especiais para trilhas. Agora, visitantes com dificuldades motoras vão poder fazer o passeio do Circuito Janela do Céu, Roteiro das Águas e Pico do Pião.
A nova medida de acessibilidade foi apresentada na terça-feira (21), quando três convidados que frequentam o Parque de Ibitipoca, inauguraram os equipamentos.
+ Chile inaugura trilha inclusiva para pessoas com deficiência física e visual
+ Como tornar a aventura mais inclusiva
As cadeiras adaptadas são as “Juliettis”, uma invenção do montanhista Guilherme Simões do Projeto Montanha para Todos. Elas foram adquiridas graças a voluntários, organizados pela gerência do parque, que realizaram um jantar beneficente para arrecadas os recursos.
De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o local foi a primeira unidade de conservação gerenciada pelo IEF a disponibilizar as cadeiras adaptadas, adquiridas com apoio de parceiros locais.
Interessados em usar as cadeiras de rodas do Parque de Ibitipoca devem fazer um agendamento pelo e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br. O parque vai oferecer as duas unidades gratuitamente durante o horário de funcionamento, das 7h às 17h.
Projeto Montanha Para Todos
O Projeto Montanha Para Todos foi idealizado por Juliana Tozzi e Guilherme Simões, um casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens. Juntos, eles já caminharam por mais de 30 lugares diferentes até que Juliana teve um câncer de mama. Com muita determinação, os dois venceram a doença. Mas quando Juliana engravidou, no meio da gestação, descobriu um novo problema de saúde, sendo diagnosticada com Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara.
Juliana conseguiu concluir a gravidez com segurança, e deu à luz o pequeno Benjamin. Devido a doença, Juliana foi perdendo os movimentos físicos. Mas o amor pelas trilhas continuou e Guilherme fez uma promessa: “Onde você quiser ir, eu vou te levar!”.
Foi então com o apoio de familiares e amigos que ele construiu a cadeira adaptada “Julietti” para ajudar a Juliana e todas as pessoas com mobilidade reduzida a passar por trilhas de difícil acesso. O projeto tem o objetivo de espalhar “Juliettis” por todo Brasil. Para usá-las, não é preciso pagar nada. Atualmente existem “Juliettis” em 26 localidades do país. Veja aqui onde encontrar e como utilizar.