Parque Estadual da Serra do Papagaio ganha 3 mil hectares

Por Redação

parque estadual da serra do papagaio
Imagem Shutterstock

No início de janeiro (07), foi sancionada uma lei que altera os limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio. A medida, assinada pelo governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (NOVO), retirou da unidade de conservação uma área de cerca de 2,8 mil hectares e, em contrapartida, outros 5,7 mil hectares foram acrescidos ao território ambientalmente protegido.

Leia também:
+ Parque Estadual da Serra do Papagaio tem tudo para agitar seu fim de semana
+ Conheça as 7 trilhas mais bonitas do Brasil

Na prática, o parque mineiro ganhou cerca de 3 mil hectares e passou a ter 25.872 hectares de extensão, distribuídos entre os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, na porção sudoeste do estado.

A alteração foi feita pela Lei nº 23.774 e busca neutralizar conflitos com pequenos produtores rurais, cujas terras estavam dentro dos limites agora removidos do parque. Ao mesmo tempo, os novos limites ampliaram a proteção sobre áreas de interesse ecológico que tinham ficado de fora do projeto original da unidade de conservação mineira. Com isso, o cinturão de proteção na Serra da Mantiqueira fica um pouco mais robusto.

Na justificativa, os autores apontaram que as alterações no Parque Estadual da Serra do Papagaio tem origem em estudos técnicos e audiências públicas na região. “O projeto retira do parque 2.837,47 hectares de áreas de plantio, pastagens e moradias, além de incorporar a ele 4.993,62 hectares de mata nativa, fruto das negociações ocorridas nessas audiências. A solução apresentada por este projeto beneficia claramente a população, que poderá continuar suas atividades produtivas sem as restrições de uma unidade de conservação de proteção integral, e diminui os encargos do Estado com desapropriações de áreas com benfeitorias. Por outro lado, no aspecto ambiental, há um ganho em vegetação nativa preservada, abrangendo áreas de interesse ecológico elevado”, detalha o texto do projeto recém-sancionado.

Muitos fragmentos florestais foram inseridos nos limites do parque, facilitando a preservação dos mesmos e a regeneração de áreas no entorno. O Parque Estadual da Serra do Papagaio foi criado em 1998 e possuiu estruturas como sede administrativa, centro de pesquisa com alojamento, hospedagem de visitantes e mais de 50 atrativos em sua área de abrangência.

Entre as principais atrações do parque, estão o Pico do Papagaio, o Retiro dos Pedros, o Pico do Santo Agostinho (ponto mais elevado do parque, com 2.359m de altitude), o Pico do Careta – também conhecido como Morro do Chapéu. No entorno do parque, há mais atrações como o Complexo da Cachoeira do Juju (Baependi), a Cachoeira do Fundo (Matutu/Aiuruoca) e a Cachoeira dos Garcias (Vale dos Garcias/Aiuruoca).