Estão abertas as inscrições para voluntários que queiram ajudar a preservar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Os voluntários vão participar do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem por objetivo envolver a sociedade no cuidado com o meio ambiente, por meio da participação nas atividades cotidianas das unidades de conservação federais.

+ Airbnb procura voluntários para projeto ‘Sabático nas Bahamas’
+ Volunturismo atrai cada vez mais brasileiros

O programa é um projeto de abrangência nacional que avalia e acompanha o estado de saúde ambiental das áreas protegidas. Anualmente, as unidades de conservação participantes do programa monitoram alguns indicadores biológicos que ajudam a compreender se as áreas estão bem conservadas. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os voluntários selecionados vão auxiliar a equipe a monitorar mamíferos, aves e borboletas.

Para participar do programa não é necessário ter experiência prévia, mas é preciso gostar de atividades ao ar livre; ter muita disposição para encarar até 8 quilômetros diários de caminhada nas trilhas do parque; além de não ter medo de manusear insetos. As atividades serão realizadas em Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ) em três períodos: de 16 a 27 de março, de 28 de março a 12 de abril, e de 13 a 24 de abril de 2020. Os voluntários selecionados receberão treinamento para realizar as atividades, e ficarão hospedados no parque durante o período de trabalho.

As inscrições vão até o dia 07 de fevereiro, e devem ser feitas pelo Portal do Voluntariado do ICMBio, neste link.

-Publicidade-