Paris 2024: Gustavo “Bala Loka” carimba passaporte na final do BMX Freestyle

Por Redação

Bala Loka durante a disputa da fase classificatória. Foto: Gaspar Nóbrega / COB.

Grande nome do BMX Freestyle, o brasileiro Gustavo Batista de Oliveira, o “Bala Loka”, garantiu vaga na final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta terça-feira (30).

O ciclista paulista alcançou uma média de 85.79 pontos em suas duas voltas, terminando o dia na oitava posição – os nove melhores avançaram à decisão.

Veja também
+ Por que o Brasil ainda não tem representantes olímpicos na escalada esportiva?
+ Está em Paris 2024? Esses são os esportes que você pode assistir na faixa
+ Triathlon masculino é adiado em Paris 2024 devido aos níveis de poluição no Sena

O britânico Kieran Reilly foi o autor da melhor pontuação da fase classificatória, com 91.21 pontos e o único que conseguiu duas voltas acima dos 90 pontos.

Na fase classificatória, a nota final foi obtida pela média das pontuações nas duas voltas que cada atleta fez no percurso – uma queda, por exemplo, poderia comprometer toda a pontuação.

Já na final as regras mudam: os ciclistas realizam duas voltas, mas apenas a maior nota é levada em consideração.

A decisão será nesta quarta-feira, 31 de julho, a partir das 9h40 no fuso horário de Brasília. Gustavo Bala Loka será o segundo ciclista a realizar suas voltas.

Antes, às 8h10, acontece a final feminina, mas sem a presença do Brasil. A norte-americana Hannah Roberts e a chinesa Deng Yawen tiveram as melhores médias entre as mulheres.

O ciclismo BMX Freestyle estreou em Tóquio 2020. Na ocasião, nenhum brasileiro assegurou a vaga.

O australiano Logan Martin conquistou a primeira medalha de ouro e segue em busca do bicampeonato nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Ele passou à final com a terceira melhor média da eliminatória.