A lista de atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 já está fechada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Pela primeira vez na história, as mulheres compõem a maioria dos enviados para representar o País. Do total de 277 atletas, 55% são mulheres, 8% a mais que o registrado na última edição dos Jogos, em Tóquio.
Veja também
+ Daniel Nascimento testa positivo em antidoping e está fora de Paris 2024
+ Ministra do Esporte da França nada no Rio Sena antes das Olimpíadas de Paris
+ França não permitirá que atletas do país usem hijab nas Olimpíadas
Entre os fatores que contribuíram para mais atletas mulheres em Paris está a classificação em esportes coletivos, que detêm o maior número de vagas.
As brasileiras disputarão as competições de futebol, vôlei, handebol e rugby. Já os homens só asseguram presença no vôlei e no basquete.
Com a ascensão de atletas brasileiras, também aumenta a expectativa por conquista de mais medalhas que os homens.
Além disso, grandes nomes do esporte nacional são mulheres que despontam como favoritas ao pódio, como Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Ferreira (boxe), Rayssa Leal (skate street), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze (vela).
“Existe sim uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago já tivemos mais medalhas de mulheres, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de acontecer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional”, analisou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Paris 2024.
O Brasil competirá em 39 modalidades, entre elas o judô, que mais vezes subiu ao pódio olímpico. Foram ao todo 24 medalhas (quatro ouros, três pratas e sete bronzes). Vela e atletismo aparecem em segundo lugar, com 19 medalhas cada.