Machos idosos de elefantes têm um papel importante na sobrevivência da espécie: são eles quem passa para frente a experiência e as habilidades que os mais novos precisa aprender. Um elefante velho, no fim, têm um papel indispensável na comunidade.
+ Em 30 anos, a população de elefantes do Quênia dobrou
+ Morte em massa de elefantes causa preocupação em Botsuana
Os pesquisadores descobriram que as matriarcas do grupo lideram as filhas e seus filhotes, enquanto os machos quando crescem abandonam o bando. Os machos idosos são os responsáveis por cuidar dos machos rebeldes e educá-los, sugere um novo estudo.
Portanto, a morte de um elefante velho por caçadores tem impactos desastrosos.
O estudo foi publicado pelo jornal Scientific Reports e sugere que os elefantes idosos ocupam um posto similar ao das matriarcas nos cuidados com os mais jovens.
“Há tempos se sabe que fêmeas mais velhas são lideranças mais efetivas por conta de sua experiência, mas estamos achando fortes evidências de que os machos têm um papel parecido na educação de machos jovens”, disse Connie Allen Universidade de Exeter e da ONG Elephants for Africa, à BBC.
Os pesquisadores estudaram o comportamento de maisd e 1.250 machos na savana africana no Parque Nacional Makgadikgadi Pans, em Botswana. Eles foram observados por câmeras em trilhas usadas pelos animais. Poucos elefantes jovens foram avistados sozinhos, e geralmente os mais velhos puxavam o grupo.
Segredos de sobrevivência
A sociedade dos elefantes sempre foi vista como matriarcal, pelo papel educativo que elas claramente têm com os mais jovens. A ação do elefante velho no grupo como educador têm sido observada mais recentemente.
E em vez de ser vistos como inútil, o elefante velho é considerado pelos mais jovens como um mestre. Foi observado que eles mesmos procuram os mais velhos para aprender habilidades de sobrevivência, como onde encontrar água e comida.
Foram encontrados também muitos indícios que revelam que mesmo quando se afastam do grupo, os jovens continuam mantendo uma rica vida social.