6 países pouco conhecidos e que não exigem visto para brasileiros

Por Redação

Países que não exigem visto para brasileiros: Chipre
Protaras, no Chipre. Foto: Shutterstock

Quando falamos de viagens internacionais, há diversos destinos que requerem um visto de entrada, documento oficial exigido aos cidadãos estrangeiros nos processos de imigração. Mas há também muitos países pelo mundo que não exigem visto para brasileiros, o que agiliza os trâmites de viagem e até gera certa economia – para tirar um visto, além de ter um passaporte válido, o cidadão precisa pagar uma taxa.

+ 11 destinos remotos que definitivamente valem a visita
+ Osorno: Explore a emoção dos esportes de neve em um paraíso de aventuras

Pensando ainda em destinos fora do lugar-comum, confira estas seis dicas de países em quase todos os continentes do planeta que não exigem visto de turista para os brasileiros (exceto pela América do Norte, onde os três países que ocupam o território exigem o documento de turistas do Brasil), listadas pela Booking.com:

6 países pouco conhecidos e que não exigem visto para brasileiros

1. América do Sul: Bolívia

Parque Nacional de Sajama, na Bolívia
Parque Nacional de Sajama, na Bolívia. Foto: Shutterstock

Para ingressar na Bolívia, os cidadãos brasileiros não precisam de visto e podem circular a turismo por até 90 dias. Ainda, seguindo o acordo do Mercosul, não é necessário portar um passaporte para atravessar a fronteira, sendo o documento oficial de identidade (RG) suficiente.

E passeio por um dos nossos vizinhos da América do Sul é o que não falta. Um dos pontos mais famosos e já bem populares entre os brasileiros é o Salar de Uyuni, o maior e mais alto deserto de sal do mundo, mas a Bolívia tem diversos outros atrativos naturais, como o Parque Nacional de Sajama e o Parque Nacional de Noel Kempff Mercado. Quando se fala de manifestações culturais, há o Carnaval de Oruro, que leva o nome da cidade onde acontece, com grupos folclóricos apresentando suas danças e outros costumes andinos.

2. América Central: Panamá

Cidade do Panamá
Cidade do Panamá – Foto: Shutterstock

Um passaporte válido, com pelo menos seis meses de vigência, e uma passagem de retorno ao país de origem ou para o próximo destino a ser visitado são alguns dos pré-requisitos para visitar o Panamá. No entanto, esse país da América Central é um dos países que não exigem visto dos brasileiros e tem despertado a curiosidade dos turistas do nosso país.

A língua falada no local é o espanhol, mas quem precisar se virar em inglês não terá problemas, visto que muitos panamenhos também falam o idioma. Em relação ao câmbio, a moeda mais usada no país é o dólar americano, aceito em todos os estabelecimentos e passeios. E quando se fala em passeios, o Panamá tem uma diversidade de lugares para se visitar, desde a Cidade do Panamá, que mistura o que há de mais moderno com a história do local, até praias do Caribe e refúgios no meio da floresta.

+ 6 destinos de surf trips com água quente que vão te surpreender

3. Europa: Chipre

Cirénia, no Chipre
Cirénia, no Chipre. Foto: Shutterstock

Não é comum ouvir de um viajante brasileiro que ele está indo visitar o Chipre, uma ilha no meio do Mar Mediterrâneo. No entanto, o país recebe visitantes do Brasil de portas abertas, por 90 dias, sem que haja a necessidade de um visto. E por lá, é possível ticar na lista alguns dos itens que muitos turistas buscam quando saem para desbravar o mundo: praia, cultura, história e boa gastronomia.

Apesar de estar geograficamente no Oriente Médio (Ásia), o Chipre é considerado parte da Europa – inclusive, a moeda oficial por lá é o Euro. A melhor época para visitar o país é durante a primavera, entre abril e junho, já que nesse período o clima na região é aprazível, entre 20 e 30°C. E também porque não dá para passar pelo Chipre sem apreciar o incrível litoral, com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes.

4. África: Ilhas Seychelles

Praia de Anse Source d'Argent, em Seychelles
Praia de Anse Source d’Argent, em Seychelles. Foto: Shutterstock

No Oceano Índico, um conjunto de 115 ilhas passou a chamar a atenção de turistas que gostam de destinos paradisíacos. As Ilhas Seychelles, parte do continente africano, são um arquipélago de clima quente, com temperaturas médias entre 24ºC e 32ºC o ano todo. Esse paraíso que abriga patrimônios mundiais da UNESCO – o atol de corais Aldabra e o Vallée de Mai – foi, inclusive, o local escolhido para a lua de mel de um dos filhos do rei da Inglaterra. E para brasileiros que desejam conhecer algum canto de lá, não há necessidade de visto.

A ilha de Mahé é a principal e maior das ilhas e é nela que está a capital Victoria. O aeroporto internacional que conta com a melhor infraestrutura das Ilhas Seychelles também está por lá, além da maior concentração de hotéis e serviços.

5. Oceania: Ilhas Fiji

Nadi, nas Ilhas Fiji
Nadi, nas Ilhas Fiji. Foto: Shutterstock

Perto da Austrália e da Nova Zelândia existe outro arquipélago composto por mais de 300 ilhas que guarda um tesouro de paisagens paradisíacas. As Ilhas Fiji é outro território onde brasileiros podem entrar sem a necessidade de visto, podendo passar até 90 dias turistando no local.

Em uma das principais ilhas do país, Viti Levu, está Nadi, a capital do turismo em Fiji. A terceira maior cidade do destino é recheada de lojas e hotéis, além de ter passeios turísticos disponíveis para o viajante desbravar todos os cantos. Fiji está a uma diferença de 12 horas em relação ao horário de Brasília e os idiomas falados no local são inglês e fijiano.

6. Ásia: Singapura

Singapura
Singapura – Foto: Shutterstock

O viajante brasileiro que busca conhecer um lugar bem moderno na Ásia pode optar por visitar Singapura. Cidadãos do nosso país podem ingressar por lá a turismo e permanecer por até 30 dias sem a necessidade de um visto. A ilha de Singapura apresenta um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os países do continente oriental devido a sua infraestrutura de ponta, uma rede de transportes integrada e a segurança necessária para qualquer turista se sentir bem, dentre outras características.

E a viagem já começa interessante no desembarque: o aeroporto Changi é um ponto turístico por si só. Ele já foi considerado o melhor do mundo por diversas vezes e ostenta em seu interior uma decoração única, lojas de diversas marcas e atrações como cinema, playground infantil, orquidário e até mesmo uma área com piscina.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo