Fedor Konyukhov é um padre ortodoxo russo super aventureiro. Ele já escalou o Monte Everest, esquiou nos pólos norte e sul ou e já remou pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Em 2016, o padre estabeleceu um recorde de velocidade ao circunavegar o globo em um balão, completando a viagem em apenas 11 dias. Agora, aos 67 anos ele está em busca de altas aventuras, literalmente.

De acordo com seu site, Fedor está se preparando para tentar o recorde mundial de maior voo de todos os tempos a bordo de um balão de ar quente. No momento, ele pretende ir atrás dessa marca em abril de 2020, mas já está trabalhando no planejamento da logística do voo.

O recorde atual para a maior altitude já alcançada por um balão de ar quente é de 21.027 metros, que foi estabelecido em 2005 por Vijaypat Singhania. O padre espera aumentar significativamente levando seu próprio balão até 25.000 metros.

+ Balão de ar quente do Darth Vader é atração de festival na Inglaterra

Fedor fará sua tentativa perto da cidade de Northam, na Austrália Ocidental. Lá, ele tentará pilotar o que provavelmente será o maior balão de ar quente já construído, com um volume de 100.000 metros cúbicos. Em comparação, os balões tradicionais têm um volume de aproximadamente 2.500 metros cúbicos. Isto é, o balão de Fedor será enorme, o que é necessário para ajudar a neutralizar a falta de atmosfera que ele terá em altitude.

Fedor e a cápsula que está sendo desenvolvida para o voo – Foto: Cameron Balloons

O padre voará no balão dentro de cápsula pressurizada, onde vai conseguir controlar o queimador de ar quente e o próprio balão. Essa cápsula está equipada com um pára-quedas para situações de emergência e possui oxigênio suficiente a bordo para transportar o padre durante todo o voo.

Ele usará equipamentos projetados e construídos pela empresa Cameron Balloons, a mesma que o levou ao redor do mundo em um balão em tempo recorde em 2016.