CÉLIO AUGUSTO DA ROSA: A vida no campo ajudou este mineiro a se tornar um dos maiores corredores de montanha do Brasil
NATURAL DE: Paraisópolis (MG)
IDADE: 37 anos
ESPECIALIDADE: Corrida de montanha
PRINCIPAIS FEITOS: Campeão da Copa Brasil de Corrida de Montanha, vencedor de três etapas da K21 Series Brasil e campeão da KTR Serra Fina
APOIO: Curtlo
(+) @celioagustodarosa
CÉLIO AGRADECE À ROÇA por seu sucesso na corrida de montanha. “Lá no mato sinto que vivo em meu habitat natural. Trilhas fechadas, descidas técnicas, escalaminhadas… Tudo isso para mim é fácil”, explica com toda a modéstia. Ele é “imigrante” da corrida de rua, na qual, segundo o próprio, nunca teve destaque porque se trata de uma modalidade que exige muita velocidade – bem diferente da corrida em trilha, geralmente mais técnica e com grandes altimetrias. Em três anos, Célio já ganhou 36 provas, todas elas relevantes, no cenário nacional. Em 2015, foi campeão da Copa Brasil de Corrida em Montanha, depois de vencer cinco das seis etapas que participou. Célio também voou no circuito K21 Series Brasil, conquistando o primeiro lugar nas três provas que correu – na Serra do Japi (SP), em Campos do Jordão (SP) e em Extrema (MG). E, em todas elas, suas performances foram surpreendentes.
Corridas de vinte e poucos quilômetros na montanha são atualmente sua especialidade. Em abril do ano passado, Célio venceu a KTR Serra Fina, em Passa Quatro (MG), cujo trajeto de 26 km foi considerado por especialistas o mais difícil da temporada.
Mas ele também corre atrás. Casado, pai de três filhos, não conseguiria bancar o sustento da família só com a grana que ganha com o esporte. “Nunca tive patrocínio, mas também não me importo em continuar na luta. Cada vitória é uma bênção que recebo”, diz. Apesar de ter o apoio da marca Curtlo, por enquanto sua atividade remunerada é cuidar de uma fazenda de 150 alqueires (uma área equivalente a 700 campos de futebol). “Faço de tudo lá: aro a terra, planto, limpo o pasto, estico cerca, cuido do jardim, corto grama”, enumera.
Em 2015, Célio correu o El Cruce, na Argentina, sua primeira – e até hoje única – competição fora do Brasil.. Na categoria duplas, com Hamilton Miragaia, foi vice-campeão da prova, chegando inclusive a ganhar uma das três etapas. Em 2016, além de estar novamente inscrito na KTR e no circuito K21, ele competirá no XTerra Endurance 50k, desafio no qual já conseguiu um segundo lugar, em 2014. Em setembro, Célio também pretende encarar o XTerra Duathlon (3,2 km de corrida em trilha/ 32,7 km de MTB/ 3 km de corrida em trilha). “Pedalo bem, treino bike duas vezes por semana. Além disso, aquela região é bem montanhosa, o que aumenta minhas chances”, acredita ele, focado em ir cada vez mais longe. (Extraído da Revista Go Outside de março de 2016)
Sobre o Prêmio Outsiders:
Todo ano, há 11 anos, a revista Go Outside fuça os mares, a terra e o ar em busca de pessoas — atletas, ativistas, expedicionários e entusiastas da aventura — que expandiram os limites da vida ao ar livre no Brasil, mostrando até a nós mesmos que a vida vai bem além das cidades.